by @podecriticar

5 Filmes de Fim de Ano

O ano passou rápido, mas acho que é unânime dizer: ainda bem que 2020 acabou! Um ano muito atípico, triste e, principalmente, solitário… Porém, nem só de pontos negativos se formou nosso ano, e convido-lhes a olhar para trás, nessa época festiva, e pensar nas pequenas alegrias, que mesmo se raras, fizeram 2020 se tornar ao menos suportável.

Para ajudar nessa retrospectiva, trouxe uma lista com 5 filmes que não somente remetem ao fim de ano, mas que principalmente trazem uma mensagem de recomeço e esperança; hora de deixar tudo aquilo que te faz mal para trás!

 

O Diário de Bridget Jones (2001).

Onde assistir: Looke.

Sinopse: Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma mulher de 32 anos que, em pleno Ano Novo, decide que já está mais do que na hora de tomar o controle de sua própria vida e começar a escrever um diário. Com isso, Bridget começa a escrever o mais provocativo, erótico e histérico livro que já esteve na cabeceira de sua cama, onde ela irá colocar também suas opiniões sobre os mais diversos assuntos de sua nova vida.

Além de ser um clássico, temos aqui um filme que realmente se passa na época de ano novo e ainda aborda um tema queridinho por muitos ao fazer uma retrospectiva: lista de desejos para o ano seguinte! Principalmente em 2020, é bem comum nos relacionarmos com a personagem Bridget, que sem namorado/perspectiva, curte uma fossa no sofá com direito a muito sorvete (quem não se sentiu assim na quarentena, pelo menos uma vez, que atire a primeira pedra). Então, assim como ela, partiu fazer uma listinha com metas (atingíveis) e começar a planejar nosso 2021.

O amor não tira férias (2006).

Onde assistir: Netflix/ Prime video/ Telecine.

Sinopse: Iris (Kate Winslet) escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por Jasper (Rufus Sewell), mas logo descobre que ele está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, está Amanda (Cameron Diaz), dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. Após descobrir que seu namorado, Ethan (Edward Burns), não tem sido fiel, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e combinam a troca. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas, com Iris conhecendo Miles (Jack Black), um compositor de cinema, e Amanda se envolvendo com Graham (Jude Law), irmão de Iris.

Um queridinho, clássico de natal, que combina em muito com o clima de fim de ano. Aqui temos mais duas personagens com quem nos identificar muito nesse ano caótico, afinal quem não quis alugar uma casa em outro canto do mundo e sumir, não é mesmo? Esse é um filme que trabalha muito com a ideia de se afastar do que te faz mal para então poder estar livre para viver novas experiências; uma mensagem de renovação, necessária para 2021.

Noite de ano novo (2011)

Onde assistir: Looke.

Sinopse: Histórias de casais, solteiros, namorados, se entrelaçam durante o período do ano em que as promessas se tornam mais intensas na cidade de Nova York, mas em muitas outras partes do mundo. É noite de Ano Novo.

Já começo dizendo que esse é o meu preferido da lista, pois se tem um filme que represente ano novo, sem dúvidas é esse! No estilo “vidas que se entrelaçam”, temos aqui um elenco estrelado que nos conta diferentes histórias vividas na noite de ano novo, momento “mágico” em que tudo pode acontecer. Tem paixão, tem comédia, tem drama, mas, principalmente, tem esperança. Aquele filme que nos deixa com o coração quentinho e otimistas com o futuro, tem vibe melhor para passar a virada de ano?

Como ser solteira (2016).

Onde assistri: Telecine.

Sinopse: Alice (Dakota Johnson) acabou de sair de um relacionamento e não sabe muito bem como agir sem outra metade. Para sua sorte, ela tem uma animada amiga (Rebel Wilson) especialista na vida noturna de Nova York, que passa a ensiná-la como ser solteira.

Animado e divertido, além de se passar no fim de ano, “como ser solteira” é praticamente uma lição de amor próprio! Aqui a personagem principal sai de um longo relacionamento e tem que “reaprender” a viver, bom, mesmo que você não tenha passado por um término esse ano (uhul), todos nós tivemos que nos adaptar a um novo contexto/mundo. Assim, além de se aconchegar com as luzes de fim de ano de Nova York, aproveita e pega umas dicas de como curtir o momento sozinho (afinal, distanciamento social, né?).

Alguém especial (2019).

Onde assistir: Netflix.

Sinopse: Depois de passar por um término devastador, a jornalista musical Jenny (Gina Rodriguez) resolve fazer uma longa viagem por Nova York com suas melhores amigas. Pretendendo fazer desta uma noite inesquecível, elas acabam aprendendo muito mais do que imaginavam e vivem alguns dos momentos mais importantes de suas vidas.

Mesmo que tenha uma “moral da história” semelhante ao filme anterior da lista, esse momento que vivemos pede por recomeços e adaptações, mensagens presentes em filmes sobre término e luto de uma relação. Caso se sinta representado pela personagem principal, esteja você vivenciando uma fossa, (ou só necessitando de um bom choro depois de um ano difícil) pega a pipoca e aproveita para chorar o término desse ciclo e, então, se renovar para os momentos que te esperam no ano seguinte! #Confiante #MeuAno

Fim de ano e fim de lista, espero que vocês possam se sentir inspirados com as mensagens passadas nessas obras, e que venha 2021! (E com ele a vacina, amém).

Boas festas e até ano que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.