Produtividade

Como utilizar o controle de h√°bitos do seu planner? ūüďĚ

O que é um controle de hábitos?

Muitos modelos de planners possuem uma p√°gina na qual existe um ‚Äúcontrole de h√°bitos‚ÄĚ ou ‚Äúhabit tracker‚ÄĚ, em ingl√™s. O objetivo √© manter uma vis√£o sobre a realiza√ß√£o ou n√£o de um ou mais h√°bitos durante os dias do m√™s, e √© uma forma de ver progresso em tarefas e de manter a motiva√ß√£o. Ent√£o, se voc√™ deseja desenvolver um h√°bito, essa √© uma forma interessante. Mas afinal, como usar esse recurso de uma forma mais pr√°tica e produtiva?

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Controle de hábitos do Planner Life Magnólia

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Como utilizar?

Desenvolver um novo h√°bito n√£o √© uma coisa f√°cil. Muitas vezes, esquecemos do que desejamos realizar durante o dia ou criamos desculpas para evitar atividades que n√£o est√£o inseridas em nossa rotina. Marcar diariamente ‚ÄĒ ou semanalmente e mensalmente, dependendo do h√°bito ‚ÄĒ se a a√ß√£o foi realizada ou n√£o √© uma boa forma de se lembrar e continuar sendo consistente.

No seu habit tracker, voc√™ come√ßa escolhendo as tarefas mais importantes que quer inserir em sua rotina. N√£o coloque tudo o que vier em sua cabe√ßa: √© mais f√°cil focar em um h√°bito importante do que em muitos pequenos. Al√©m disso, quanto mais espec√≠fico, melhor. Ao inv√©s de colocar ‚Äúler um livro‚ÄĚ, escolha algo como ‚Äúler 10 p√°ginas de um livro‚ÄĚ. Ou por exemplo, no lugar de ‚Äúmeditar‚ÄĚ, opte por ‚Äúmeditar por 5 minutos‚ÄĚ.

Você pode também pode definir hábitos ao entender melhor as suas metas para o ano através do método SMART: Organize suas metas para o ano com o método SMART

Voc√™ pode tamb√©m marcar h√°bitos que considera ruins e deseja eliminar de sua vida, como diminuir a quantidade de a√ß√ļcar ou diminuir o tempo de tela do celular. Al√©m disso, voc√™ pode utilizar a ferramenta para medir o seu humor em cada dia, utilizando um sistema de cores, como azul para tristeza, amarelo para felicidade, vermelho para raiva, etc.

Para medir o seu progresso, voc√™ pode marcar os espa√ßos de cada dia com bolinhas, um ‚Äúx‚ÄĚ, um ‚Äúcheck‚ÄĚ, pintar tudo, ou o que mais sua criatividade permitir. Quando voc√™ n√£o realizar o h√°bito, deixe o espa√ßo em branco. Voc√™ n√£o precisa necessariamente realizar algo todos os dias. Caso voc√™ deseje controlar, por exemplo, os dias em que voc√™ hidrata o seu cabelo, voc√™ pode calcular de quanto em quanto tempo precisa realizar a tarefa, dependendo do dia em que come√ßou.

Controle de hábitos do Planner Classic Magnólia

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Quanto tempo leva para criar um h√°bito?

Apesar do mito dos 21 dias, n√£o existe nenhum consenso sobre quantos dias leva para se formar um h√°bito. Um estudo recente concluiu uma m√©dia de 66 dias, mas tamb√©m cita que pode levar de 18 a 254 dias. N√£o existe um n√ļmero exato, porque tudo depende do h√°bito, da pessoa e do ambiente. Tudo isso √© importante para manter a motiva√ß√£o e a const√Ęncia. Na jornada para criar um h√°bito, √© importante evitar ambientes que possam te desmotivar ou desviar do objetivo.

Ideias para o seu controle de h√°bitos

Você pode ter algumas ideias para o seu controle de hábitos em mente, ou pode estar procurando novos objetivos. Independente da situação, separamos diversas ideias de hábitos para te inspirar:

  • Tomar 2L de √°gua por dia
  • Dormir √†s XXh da noite
  • Acordar √†s XXh da manh√£
  • Tomar apenas X x√≠caras de caf√©
  • Hidrata√ß√£o do cabelo (nesse caso, marque os dias em que realizou para saber quando fazer novamente)
  • Skincare
  • Ler x p√°ginas de um livro
  • Arrumar a cama
  • Regar plantas
  • Tomar rem√©dios, suplementos ou vitaminas
  • Dias em que n√£o gastou dinheiro
  • Meditar X minutos por dia
  • Fazer X horas/minutos de exerc√≠cio f√≠sico
  • Ter menos de X horas de tempo de tela no celular
  • Passear X minutos com o cachorro
  • Rezar
  • Olhar o e-mail
  • Assistir menos de X horas de televis√£o
  • Tomar √°gua ao acordar
  • Comer vegetais/legumes
  • Comer frutas
  • N√£o comer chocolate
  • Estudar uma l√≠ngua por X horas/minutos
  • Alongar por X minutos
  • Estudar uma mat√©ria por X horas/minutos
  • Realizar um hobbie (pintar, desenhar, fazer crochet, etc.)
  • Tocar um instrumento por X horas/minutos
  • Tirar um tempo para relaxar por X horas/minutos
  • Tirar um tempo para n√£o mexer em eletr√īnicos por X horas/minutos
  • N√£o tomar refrigerantes
  • Escrever sobre o dia
  • Escrever uma coisa pela qual voc√™ √© grato
  • Fazer o dever de casa/trabalho
  • Mandar mensagem/ligar para a fam√≠lia e/ou amigos
  • Planejar as refei√ß√Ķes da semana
  • Preparar as refei√ß√Ķes da semana
  • Ir na manicure/pedicure
  • Trocar a sua roupa de cama
  • Trabalhar em um projeto (seja no trabalho, na vida pessoal ou um projeto para sua casa)
  • Limpar um ambiente da casa (quarto, banheiro, sala, cozinha, etc.)
  • Passar um tempo na natureza
  • Fazer algo fora de casa
  • N√£o comer fast food
  • Passar um tempo de qualidade com a fam√≠lia
  • N√£o comer carne
  • Lavar o cabelo
  • Organizar e pagar contas
  • Fazer compras no mercado/farm√°cia

Como visto, voc√™ pode utilizar o controle de h√°bitos de seu planner de diversas formas. O importante √© ter objetivos claros, h√°bitos importantes e espec√≠ficos, junto de motiva√ß√£o e const√Ęncia!

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