Capa, Estudos

Color Code

Oi Maglovers, como vocês estão?

Esses dias lá no instagram eu mostrei pra vocês as novidades de marca texto que chegaram na Mag. Eu sou a louca do marca texto (vamos ser sinceras, eu sou a louca da papelaria num modo geral!) e uso os meus pra muita coisa! Marca texto e notas autoadesivas nunca são demais na vida de uma pessoa!

 

Nos stories eu falei brevemente do método color code e como eu uso ele pra organizar a minha vida, vocês gostaram tanto da ideia que eu resolvi falar um pouco mais sobre o assunto aqui no blog.

O que é color code

Color code traduzindo de forma bem simples é um “código de cores”, um sistema que você pode usar para organizar suas anotações, fazer grifos em textos e que te ajuda conseguir assimilar melhor o conteúdo que você está estudando

Sabe aquela história de “vou grifar só as partes importantes” e acabar marcando todos os parágrafos do texto? Quem nunca! A ideia do color code é driblar esse problema definindo quais são as informações importantes naquele texto e classificá-las dentro de algumas categorias.

Por que usar cores

 

“A cor desperta a memória e torna os fatos mais fáceis de memorizar. Sempre que possível, use cor quando estiver imanando algo, nos seus desenhos e nas suas anotações. ” Quem disse isso não fui eu, mas Tony Buzan psicólogo e criador da técnica de mapas mentais.

Existem estudos que dizem que as cores ajudam no nosso processo de aprendizagem e memorização. Se você grifa todos os exemplos com a cor rosa, ao bater o olho no texto e ver os grifos você vai saber do que aquilo se trata e vai te ajudar a lembrar melhor daquele assunto dias depois.

 

Quais materiais usar

As possibilidades são inúmeras para estruturar o seu color code! Nos textos você pode usar marcadores, giz de cera, lápis de cor.

Para escrever os seus resumos vale canetas fineliners, esferográficas, hidrocor.

E ainda se você não quiser colorir direto na página, super vale usar marcadores de página.

Onde Usar

Nem só de resumos e grifos vive o color code. O princípio da técnica gira em torno da associação entre cores e temas/categorias. Então você pode usar tanto nos estudos quanto para organizar sua lista de tarefas definindo cores de acordo com a urgência de cada demanda, assim você tem uma noção melhor de como organizar o seu dia para não deixar nada importante para depois.

Outra forma muito legal é usar para grifar os compromissos que você tem naquele mês. Basta escolher cores diferentes para cada um deles: reuniões, provas, consultas e quaisquer outras atividades que você tenha no seu calendário.

Eu uso muito para organizar minhas anotações de reuniões também, sabe quando você sai daquela reunião interminável e não sabe nem por onde começar? Você está com mil ideias na cabeça e MUITAS anotações na sua frente e começa um leve desespero de “não vou dar conta?” Calma, pega um marca texto que vai dar tudo certo!

 

Como Usar

Essa é a parte mais simples e mais legal desse sistema, depois de ter pensado em qual área você vai utilizá-lo e qual material vai precisar, você separa as cores e define qual vai representar o que. O ideal é que sejam cores diferentes e contrastantes para ficar mais fácil na hora de identificar o que significa aquilo.

Vou dar aqui pra vocês um exemplo prático de como eu uso.

Nos estudos:

Como os meus grifos tem muita relação com leis e existem elementos específicos que eu tenho que decorar, geralmente eu uso:

Azul pastel – conceitos

Verde pastel – requisitos

Rosa pastel – prazos

Roxo pastel – competências

Laranja pastel – Exceções

Amarelo – quórum

Rosa neon – exemplos

Verde neon – regra

Laranja neon- Vedações

No seu caso, quais pontos daquela matéria você PRECISA memorizar? Fórmulas? Autores? Frases? Defina os pontos chaves, escolha as cores e mãos à obra. É importante você decidir qual cor representa o que e não mudar. Ah e você usa o mesmo sistema para todas as matérias, não importa se eu estou estudando Raciocínio Lógico, Português ou Direito Penal, eu sei que tudo o que tá como Verde Neon é regra.

No calendário

Eu já tentei ter um calendário para cada área da minha vida: Trabalho, faculdade e vida pessoal, mas hoje em dia eu acho um erro tentar planejar desta forma. No fim das contas temos as mesmas 24h para conciliar tudo isso e aconteceu mais de uma vez de ter compromissos conflitantes porque um estava no pessoal e outro no profissional. Para eu me organizar e saber se naquele dia eu vou trabalhar de casa, se vou precisar me deslocar ou se vai ser um dia bem cansativo, então nada de marcar coisas importantes depois das 19h, eu uso a seguinte lógica:

Laranja – Reuniões

Roxo – Consultas e exames médicos

Rosa – provas e trabalhos

Verde – contas a pagar

Qualquer coisa que seja relevante para você e que tenha uma data específica para ser feita, deve ir pro seu calendário e você pode usar o color code para organizar.

Outra ideia muito legal caso você more com outras pessoas e vocês precisem saber dos horários livres uns dos outros é separar uma cor para marcar os compromissos de cada um.

Anotações avulsas.

Como boa louca da papelaria, eu tenho mil papeizinhos e anotações separadas por aí. Eu sempre ando com um bloquinho para quando preciso escrever algo importante. E por usar o método GTD (assunto para um outro post), tem um momento do meu dia em que eu sento e vejo o que eu preciso fazer com aquelas informações. Como eu sei que posso precisar acessar aquelas anotações no futuro, ao invés de riscar o que eu já resolvi, eu uso o marca texto para saber à qual categoria aquela informação pertence. Uso dessa forma:

Laranja – Ações (ação é tudo aquilo que começa com um verbo e que você consegue fazer naquela hora: mandar um email, postar uma foto, escrever pro blog, comprar ração pro cachorro, marcar um exame. Deu pra pegar?)

Roxo – Delegar (nem sempre eu sou a pessoa ideal para realizar aquela tarefa, então deixo marcadinho para pedir para alguém e lembrar depois de acompanhar o andamento daquela tarefa)

Rosa – áreas de foco (não sei se vocês sabem, mas trabalho no marketing da Mag e tem algumas áreas que eu preciso acompanhar como: Assessoria de imprensa, Conteúdos pras Redes Sociais, Suporte aos franqueados, Equipe de Criação. Então tudo o que pertence a algum desses grupos mas não é exatamente uma tarefa, eu marco de rosa)

Azul – planejar (em reuniões muitas vezes surgem ideias que todo mundo ama, todo mundo aprova, mas que requer uma estruturação e um tempo focado para desenvolver aquele projeto. Quando eu anoto algo relacionado à isso, grifo de azul para lembrar de separar um tempo e planejar com mais calma.

 

Viu, eu falei que é um método versátil! A primeira vista pode parecer um trabalhão, mas me ajuda MUITO a não perder nada de vista e até a me organizar mentalmente e entrar em um fluxo de trabalho ou de estudos.

O color code ajuda muito nas revisões, pra quando eu preciso estudar para uma prova, para organizar meu dia a dia e e por que não, a deixar meu dia mais colorido e divertido.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e explicações e que comecem a usar este sitema maravilhoso!

Você já conhecia esse método? Usa de alguma outra forma? Me conta lá no post  do insta o que você achou.

 

Até mais,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.