Capa, Leitura

Como criar o hábito da leitura ainda em 2020

Olá, leitores e MagLovers!

Eu sou a Teca Machado. Agora também faço parte do time de redatores da Magnólia Papelaria e todos os meses vou falar com vocês sobre literatura. A intenção é trazer dicas de como ler mais, sugestões de livros bem bacanas, comentar novidades nesse universo tão gigante e muito mais. E fico muito feliz, porque sou fã da marca desde o dia de abertura do primeiro quiosque, sou franqueada em Brasília e livros são uma das minhas maiores paixões da vida – tanto que eu mesma já escrevi alguns! Ou seja: Juntamos aqui várias coisas que gosto.

Além de escritora, jornalista e blogueira literária (@casosacasoselivros), costumo dizer que uma das minhas profissões é “leitora compulsiva e alucinada por boas histórias”. As pessoas me perguntam como acho tempo para ler em meio a rotina corrida, mas quando você realmente quer mergulhar num livro, não é tão difícil quanto parece.

 

Não sei se vocês sabem, mas esse isolamento social que estamos vivendo fez com que as pessoas lessem mais. Escritores, editoras e livrarias – principalmente on line – registraram um aumento significativo das vendas de livros desde que a pandemia começou. Então, vamos aproveitar e ler mais também?

Como entramos em julho, oficialmente metade do ano se passou e é hora de fazer um balanço do que já fizemos e do que ainda temos programado. É um momento estratégico para replanejar. Só que, convenhamos, 2020 não está sendo o ano em que as pessoas estão conseguindo realizar todas as resoluções de ano novo feitas lá no dia 1º de janeiro. Mas se uma das promessas que você fez a si mesmo foi implementar o hábito da leitura e ainda não conseguiu cumprir, essa é a hora e eu vim te ajudar com dicas bem práticas de como ler mais – ou mesmo começar a ler.

Sempre tenha um livro por perto

Esse é um dos meus truques. Se você está com um livro ao alcance das mãos vai ser muito mais fácil resistir a mexer a esmo no celular naqueles momentos meio “limbos”, como esperando uma consulta médica, o metrô ou o ônibus chegarem ou o jantar ficar pronto.

Eu, particularmente, gosto do livro físico e não me importo de carregar peso (já perdi as contas de quantas vezes levei na bolsa um calhamaço de quase mil páginas!). Mas se você não tem esse hábito ou não quer peso, e-readers são uma excelente opção. Geralmente leves e pequenos, não fazem volume e ainda podem conter milhares de obras. E se você gosta de ler pelo celular, baixe aplicativos de leitura ou de audiobooks, que são livros narrados, ideais para quem quer usar o tempo dirigindo ou correndo para “ler”.

 

Mas cuidado para não cair na tentação de entrar nas redes sociais ao invés de ler e ficar num looping eterno de “vai para o instagram, passa para o Facebook, entra no WhatsApp e começa tudo de novo”. Ler é mais divertido, te garanto!

 

Separe seu momento de leitura

Coloque na sua rotina um tempinho reservado à leitura. Não precisa ser muito: 15 minutos, meia hora por dia. E escolha uma hora em que você sabe que fica mais tranquilo, como logo após o café da manhã, antes de dormir, depois do almoço, o que for melhor para você. E se gosta de metas, estipule uma: Ler x páginas ou dia ou x livros por mês.

Coloque no seu planner ou agenda (a Mag tem várias opções lindíssimas!), se isso te ajudar a dar uma sensação de compromisso. Faça disso o seu acordo com você mesmo e cumpra o combinado.

 

Leia o que te faz feliz

Criar hábito com algo que você não tem afinidade faz tudo ser 10 vezes mais difícil, então transforme a leitura em algo que te dá prazer. Gosta de ler literatura infanto-juvenil mesmo tendo 30 anos? Se joga! Prefere romances açucarados? Maravilha! Ama de ser surpreendido com mistérios e terror? Ótimo! Autoajuda é o que te motiva a ler? Excelente. Livros clássicos são a sua paixão? Leia muito. E assim por diante.

Existe muito preconceito literário por aí, com pessoas julgando quem gosta de um ou outro gênero. Mas a verdade é que ler, não importa o que, é maravilhoso, então mergulhe nos livros que você tem vontade de conhecer, independente do que os outros disserem.

Leitura é um hábito extremamente saudável e que vai trazer um monte de benefícios em várias áreas da sua vida. Espero que consiga ler cada dia mais e se apaixone por histórias maravilhosas – fictícias ou reais!

Para me conhecer um pouco mais e aos meus livros e ver dicas e críticas de obras, me siga nas redes sociais: @tecamachado e @casosacasoselivros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.