Business (Demo), Capa

Como fazer a coleção de leitura do Bullet Journal

Hello MagLovers!

Sou a Vanessa Kawashima do @semprenopapel, louca da papelaria e viciada no método Bullet Journal. Uma das coisas que a gente mais vê sobre o bujo são as páginas de coleções personalizadas criadas para assuntos específicos como de leituras, filmes, quero/preciso e tantas outras. Quando comecei com o meu Bujo, procurei o que mais me interessava: a coleção de leituras. E aqui você vai aprender a como criar as suas primeiras páginas de leitura.

Por que fazer a coleção de leitura?

Se você quer desenvolver o seu hábito de leitura, esta coleção pode ser um grande incentivo, pois com ele é possível acompanhar a leitura diariamente, definir metas de leituras, além de ser muito divertido e terapêutico decorar as páginas com desenhos, adesivos ou colagens. O hábito de preencher todos os dias as quantidades de páginas lidas são recompensadoras no final do mês, pode acreditar.
O meu propósito ao criar a coleção de leitura foi de ler mais livros durante o ano, se antes eu lia um livro por mês, após fazer as minhas páginas passei a ler quatro. A minha meta inicial de leitura era de vinte livros em 2020, porém eu já bati essa meta e ainda temos três meses pela frente.

Livros para ler

Se você tem a mania de salvar no seu celular um milhão de prints de capas de livros e depois nem lembrar o que salvou, a lista de livros para ler vai ajudá-la a organizar os livros que você tem interesse de ler, seja ela de imediato ou a longo prazo. E dê adeus aos prints desnecessários!
Reserve pelo menos duas páginas para criar a sua lista, assim você terá espaço suficiente para escrever todos os títulos que achou interessante, lembre-se de colocar o nome do livro e o autor, toda vez que se deparar a alguma indicação de leitura. Faça um quadrado na frente de cada título para você dar um check após completar a leitura, assim você vai ter o controle do que já leu e o que pretende ler ao longo do ano.

Livros lidos

Aqui você pode criar a lista de todos os livros que você leu neste ano, assim como inserir uma nota de avaliação. Busque referências para você decorar a sua página, pois com o passar do tempo, você consegue criar o seu próprio repertório, a minha dica é começar simples para não desistir.
Comecei a fazer a minha página em maio e tinha lido apenas cinco livros, fiz a decoração mais simples porque não tinha tanta habilidade para desenhar ou fazer colagens.
Além da página de livros lidos, eu separei outra página para as leituras a partir de maio, onde coloco a data de término da leitura, o nome do livro e a minha avaliação. Após completar a página (o que me deu o maior orgulho de mim mesma), fiz outra com as leituras a partir de setembro.

Tracker de leitura

O tracker de leitura é feito mensalmente e tem o objetivo de monitorar a quantidade de páginas lidas por dia. Neste monitoramento você pode definir a quantidade de páginas para ler do seu livro, ou mesmo entender a sua média de leitura para então determinar uma meta.
Cada livro corresponde a uma cor no gráfico, quando o mês finalizar, o resultado será um gráfico em barras, no qual o eixo x corresponde ao número de páginas lidas e o eixo y corresponde ao dia do mês.
Ficou confusa? Vamos a um exemplo com a foto abaixo.

Procure pelo dia 7 na coluna vertical, nela há duas barras coloridas que correspondem aos dois livros: laranja para o livro “Feliz por nada” e amarelo para “A mágica da arrumação” e na frente dele tem o número 81. Isto significa que no dia 7 eu li no total oitenta e uma páginas, sendo cinquenta e uma páginas do livro “Feliz por nada” e trinta páginas do livro “A mágica da arrumação”. No meu perfil do @semprenopapel tem um IGTV no qual eu explico como preencher esse gráfico, se tiver dúvidas, vale a pena ver.

Mas afinal, eu preciso dessa coleção?

Antes de sair correndo para fazer a coleção de leitura ou qualquer outra no seu bujo, primeiro avalie se ela vai ter utilidade para você. Questione a si mesmo se você vai fazer porque acha bonito ou porque faz sentido na sua rotina. Se está começando agora o seu bullet, recomendo buscar referências das coleções que quer fazer e procurar por modelos fáceis de entender para não correr o risco de desistir no meio do caminho.
E não fique com medo de errar ou não ficar lindo igual as imagens que você vê no Pinterest, o bullet é para ajudar a organizar o seu dia e não para fazer você se sentir culpada.
É o que sempre digo: Comece simples, mas comece!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.