Sem categoria

Como fazer Página Semanal do Bullet Journal

Hello MagLovers!

Sou a Vanessa Kawashima, do @semprenopapel e vim falar um pouco sobre as páginas semanais do Bullet Journal.

 Qual a utilidade da página semanal?

As páginas semanais servem para fazer o registro diário, onde você deve incluir seus compromissos, definir as tarefas do dia, assim como fazer alguma anotação que deseja lembrar posteriormente, lembre-se que esta página deve refletir as suas necessidades e singularidades, pois de nada adianta uma página linda mas pouco funcional.

Há várias formas de criar a sua página semanal, do mais simples ao mais elaborado, vai depender da sua criatividade e do formato que for mais útil para você.

 

Decore com recortes de imagens.

Como eu já disse algumas vezes, para quem não sabe desenhar como eu, use e abuse de imagens para fazer a decoração semanal, há vários sites com banco de imagens que disponibilizam sem custo para você imprimir e fazer uso pessoal. Escolha o tema ou uma paleta de cores para a definir quais imagens você usará na sua decoração.

A minha primeira página semanal do meu bujo foi com o tema de sakurá (flor de cerejeira) e usei a cor rosa predominantemente, neste caso, eu não defini o espaço exato de cada dia, fiz primeiro as colagens e depois fui escrevendo meu registro diariamente. Confesso que a minha habilidade era quase zero, pois o meu repertório para a criação da página era inexistente, mas ao longo das semanas fui fazendo vários testes para ver o que eu gostava mais e fosse mais útil também.

Decore com washi tape.

A washi tape é uma fita adesiva de alta qualidade feita com papel de arroz e a maior vantagem é que você pode colar e descolar a fita sem danificar qualquer superfície, até mesmo no papel. Elas possuem diversas estampas e cores, e é uma ótima maneira de decorar a sua página semanal.

Uma decoração simples foi a minha proposta da semana abaixo, apenas colei a washi tape na parte superior e inferior para dar um charme. E como foi a semana do dia das crianças, colei uma foto da minha filha para ilustrar o dia.

Use adesivos

Você ainda tem dó de “gastar” seus adesivos? Que tal desapegar e começar a utilizá-los no seu bujo? Uma maneira de deixar sua página semanal fofa é usar vários adesivos, não adianta comprar os adesivos para deixar guardado, a ideia é fazer a diagramação da página e decorar com adesivos diversos. É um ótimo truque para os dias que não tem tempo de criar uma página mais elaborada.

Nesta página, eu usei adesivos e marca texto para decorar a minha página de forma simples, mas útil para mim. E o mais legal é que nos quiosques da Magnólia você pode comprar o bloco com 734 adesivos!

Utilize a técnica de colagem

A colagem consiste em fazer composições com imagens de origens diferentes, texturas e sobreposições, o que torna a criação da página divertida, ajuda a você explorar a sua criatividade, além de ser fácil, pois você só precisa de cola e algumas imagens que podem ser impressas ou recortes de revistas.

Fiz uma página semanal usando essa técnica, defini os espaços de cada dia da semana, pois na minha opinião deixa mais organizado, por isso o bullet journal é tão mágico, cada página pode ser diferente da outra seja na decoração, quanto na diagramação, o que não deixa você enjoar do seu bujo. Além da colagem e o papel kraft, eu usei a caneta metálica prata da marca Artools (super versátil, pois tem a ponta de canetinha e a ponta brush) e a caneta da Stabilo Pen 68 na cor preta.

Página minimalista

A essência do Bullet Journal é que você precisa de apenas um caderno e uma caneta para criar seu bujo, se tiver receio de não conseguir fazer a sua página semanal com muita decoração, não se preocupe, é possível fazê-la de forma mais simples e mesmo assim ficar legal!

A minha semana atual, foi feita de forma bem minimalista, usei apenas a minha caneta preta (Artools ponta 0.1m, super recomendo) e o marca texto para dar uma cor nela. Isso porque esta semana estou viajando e não tenho tempo para me dedicar na decoração da página, o que não inviabiliza o meu uso diário.

Todas as fotos são do meu bujo, quis mostrar para vocês a forma que eu decoro e escrevo o meu registro diário nas páginas semanais. Uso ele somente para as tarefas da faculdade, tarefas domésticas e acompanhamento das atividades da minha filha. Ele não é perfeito, mas é um método de organização em forma de terapia que me ajudou a tornar meus dias mais produtivos e um jeito de desenvolver a minha criatividade.

Eu não canso de repetir, comece simples, mas comece. Não fique procrastinando a criação do seu bujo por puro medo de não ficar perfeito. Às vezes você vai amar a página que fez, outras vai odiar, rezando para a semana passar rápido e poder fazer uma página melhor. Eu tenho algumas semanas que prefiro nem olhar para elas, de tanto que ficou estranho, para não dizer feio, mas o feito é melhor do que o não feito, concordam?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.