Capa, Sem categoria

Como implementar uma rotina de estudos saudável

Oi Maglovers, eu sou a Gabih Gonçalves,  faço parte do Time de redatoras da Mag e escrevo aqui no blog sobre estudos. Mês passado falei sobre o Commonplace book e aproveitei para deixar uma caixinha de perguntas lá no @magpapelaria para saber de vocês qual era o maior desafio que vocês enfrentavam em relação aos estudos, as respostas foram quase unânimes: manter uma rotina.

No comecinho da quarentena fiz o que todo mundo estava fazendo: comprei mil cursos online e estava me achando a Hermione Granger. Peguei cursos de marketing de conteúdo, de mídias pagas, de negócios, resolvi aprender violão e jurei que ia assistir todos rapidinho.

Pois é, não consegui. O dia-a-dia engole a gente e quando você vê o dia já acabou e você não tem mais ânimo nem para abrir o caderno. O final do semestre passado me obrigou a colocar a rotina nos eixos para que eu pudesse me dedicar a faculdade e eu vou compartilhar com vocês as estratégias que utilizei para estudar um pouquinho todos os dias (Além de trabalhar, passear com o cachorro, cuidar da casa e tentar não enlouquecer )

Divida seu dia em blocos de tempo

Eu costumo usar o método pomodoro para ir executando minhas tarefas, isso rende todo um post à parte, mas basicamente eu divido meu dia em blocos de 1h. Então eu uso 3 blocos pela manhã para trabalhar e 1 para estudo e à tarde 5 para trabalhar e mais 4 para assistir aula.

O horário que executo esses blocos varia bastante, às vezes acordo mais cedo e estudo de 8h às 9h, outras aproveito o horário do almoço para revisar uma matéria ou fazer exercícios. Mas o importante é ter pelo menos 1h para me dedicar aos estudos todos os dias.

 

Anote o que precisa ser feito

Vai por mim, 1h passa muito rápido e se você deixar para decidir naquele momento o que precisa ser feito, é capaz do seu tempo acabar e você não ter feito nada. Então se planeje, o que você precisa fazer? Dá próxima vez que você sentar para estuda, qual a coisa mais importante que precisa ser feita? Questões de matemática? Pesquisas para um trabalho? Assistir uma vídeo-aula?

Pega seu checklist e coloca tudo o que você precisa fazer em relação aquela matéria. E não vale falar “estudar” viu? Estudar não é tarefa, fazer resumo, mapa mental, ler textos, resolver questões, revisar são. Defina o que precisa ser feito antes de começar sua sessão de estudos.

Monte um Ciclo de Estudos

Geralmente quando pensamos em organização de estudos, a primeira coisa que nos vem à cabeça é aquele quadro-horário do tempo de escola com uma hora certa para assistir cada uma das aulas. Mas se você usa esse método para organizar os seus estudos em casa e tem algum imprevisto naquele horário que deveria estar estudando Português, quanto tempo você vai demorar para ver aquela matéria novamente? Ou se colocou Estatística para estudar na sexta à noite, a chance de passar um mês sem olhar aquele conteúdo é grande! Aí que entra o ciclo de estudos.

O ciclo de estudos funciona da seguinte forma: você estabelece uma ordem para estudar as matérias, podem ser tanto as matérias da faculdade quanto os assuntos que te interessam, e de acordo com o seu nível de dificuldade determina um tempo para estudá-la.

Vamos supor que segunda de manhã eu sentei 8h para estudar violão e assisti 1h de aula. Da próxima vez que eu for estudar, terça na hora do almoço, por exemplo, vou pra próxima matéria do meu ciclo que seria marketing de conteúdo. E assim por diante, você pode ir ajustando o tempo que vai estudar cada matéria/assunto conforme sua necessidade e não corre o risco de pular aquele conteúdo porque colocou para estudá-lo em um dia e hora determinado e ocorreu um imprevisto. Depois de estudar a última matéria, você volta para primeira, fechando o seu ciclo de estudos

 

Vá para um lugar tranquilo

Eu sei que nem todo mundo tem a oportunidade de ter um cantinho de estudos silencioso e tranquilo, mas no momento que for estudar tente ir para um lugar tranquilo. Se os tempos fossem outros eu sugeriria que você procurasse uma biblioteca, mas por em quanto #fiqueemcasa.

Se não tiver jeito e você precisar estudar na mesa da sala, busque um horário que esteja mais tranquilo. Uma outra alternativa é usar abafadores de som, você consegue encontrar de diversos tipos e preços e eles ajudam muito quando o ambiente é super barulhento.

 

 

Criar uma rotina de estudo exige organização e disciplina, estas são algumas coisas que eu fiz e que me ajudaram bastante. Não são todos os dias que tudo sai lindamente, tem dias que eu sento e só consigo estudar 15 minutos, outros eu começo a estudar 23h e o cansaço atrapalha o rendimento. Mas todos os dias eu organizo tudo de novo e me proponho a estudar 1h.

Espero que estas dicas te ajudem a estudar pra escola, faculdade, para o trabalho ou mesmo para um hobby.

Se você tiver mais dicas me conta lá no @magpapelaria, vou adorar saber.

 

Um beijo e até mais.

Um pensamento sobre “Como implementar uma rotina de estudos saudável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.