Sem categoria

Dica de Livro: Esquecer o Natal

Olá, MagLovers!

Aqui é a Teca Machado, do Casos, Acasos e Livros, para mais uma vez conversarmos sobre literatura. E aproveitando que estamos em pleno dezembro, em ritmo acelerado para o Natal, vamos falar sobre o tema?

 

São inúmeros os livros sobre a data, inclusive alguns clássicos, como Um Conto de Natal, de Charles Dickens (sim, aquele do velho Scrooge e dos fantasmas dos Natais passado, presente e futuro), Memória de Natal, de Truman Capote, ou mesmo Como o Grinch Roubou o Natal, de Dr. Seuss. Mas decidi falar sobre uma obra bem menos conhecida, mas muito divertida.

 

Esquecer O Natal

Você já ouviu falar do John Grisham?

 

Sexto autor mais lido dos Estados Unidos, ex-político e advogado aposentado, ele é conhecido como “o escritor rei dos tribunais”, já que seus livros tratam de temas relacionados ao Direito. Entre suas obras mais famosas estão O Júri, A Firma, O Testamento, O Homem Que Fazia Chover e muitos outros.

 

Mas o que muita gente não sabe é que ele também publicou um livro com temática natalina, totalmente fora do que estamos habitados dos seus escritos. Ele se chama Esquecer O Natal e foi publicado em 2001.

 

Apesar de ser um período do ano adorado por quase todas as pessoas, Luther Krunk se cansou. As lojas lotadas, as pessoas meio loucas, a obrigatoriedade de participar dos amigos secretos e das festas da firma, a decoração que precisa ser muito bem pensada e tudo o mais fazem com que ele desanime e queira “pular o Natal”. Além disso, sua única filha viajou para o Peru em uma missão de paz. Sozinhos e somando tudo o que gasta anualmente, Luther percebe que ele e a esposa conseguem pelo mesmo valor fazer um cruzeiro em praias paradisíacas do Caribe.

 

Ao invés de se estressar e congelar no frio americano, o casal pode se bronzear e relaxar como nunca na vida. Parece uma boa troca, né?

 

Mas o que Luther não esperava era que sua decisão enfurecesse tantas pessoas. Eles moram numa vizinhança extremamente apegada ao Natal, daquelas que todas as casas da rua precisam estar extremamente enfeitadas, e ninguém parece disposto a aceitar o desapego deles e a fuga para lugares mais quentes. Então começa um embate entre os Krunks e os vizinhos. Claro que ninguém tinha que se intrometer na vida e nas decisões dos Krunks, mas as situações criadas divertem.

 

Além de divertir, Esquecer o Natal traz reflexões e fala sobre como amor, amizade e Natal andam de mãos dadas. É um livro leve, com pouco mais de 200 páginas, ótimo para quem quer desanuviar a mente nesse fim de um ano muito maluco.

 

A obra ganhou uma adaptação cinematográfica em 2004 chamada Um Natal Muito, Muito Louco, com Tim Allen e Jamie Lee Curtis, que é bem engraçada e vale a pena assistir.

 

Estarei Em Casa Para o Natal

Além de Esquecer o Natal, não posso deixar de indicar para vocês o livro Estarei Em Casa Para o Natal, lançado no fim de 2019 pela Editora Burn Book. É uma antologia de contos natalinos com histórias de 14 autores brasileiros – sendo uma minha, inclusive.

 

Todos os contos falam sobre estar em casa para o Natal, por causa da música I’ll Be Home For Christmas, do Frank Sinatra, e tem nome de canções dessa época do ano. O meu se chama Querida, Está Frio Lá Fora (da música Baby, It’s Cold Outside) e fala sobre uma brasileira que está morando na Finlândia, mais especificamente na Lapônia – região do Polo Norte conhecida como Terra do Papai Noel – e trabalha como elfo do Bom Velhinho. Ela passa o dia correndo na tundra gelada para entreter turistas e juntar dinheiro para ir para casa no Natal.

 

Estarei em Casa Para o Natal só tem versão digital na Amazon e pode ser lido de graça pelo Kindle Unlimited.

 

***

 

E você, já leu algum outro livro sobre o tema? Me indique leituras para que possamos juntos entrar no clima do espírito natalino (mas se você quiser fazer como os Krunks e pular o Natal esse ano está valendo também!).

 

Para mais dicas de livros, acesse minhas redes:

 

www.casosacasoselivros.com

 

Instagram: @tecamachado e @casosacasoselivros

 

YouTube: Canal Teca Machado

 

Feliz Natal e até o ano que vem, MagLovers!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.