Capa, Leitura, Sem categoria

Livros sobre lettering

Oi, MagLovers! Aqui é a Teca Machado, do Casos, Acasos e Livros, para mais uma vez falar com vocês sobre o maravilhoso mundo da literatura.

Bom, não é segredo para ninguém que por aqui amamos lettering, certo?

Temos na Magnólia vários produtos incríveis para aqueles que se aventuram nessa arte, que é um hobby super gostoso, relaxante e criativo.

Mas aqui nessa coluna do blog sobre literatura também amamos, como o nome já diz, livros, é claro.

E quando juntamos essas duas paixões: lettering e livros? Fica melhor ainda!

Então hoje trago para vocês dica de livros sobre lettering:

Caligrafia Para Relaxar, de Amy Latta (Editora Sextante)

A premissa dessa obra é a necessidade de desacelerarmos, cultivarmos a vida e a beleza, tudo isso fazendo arte com caligrafia. A autora é Amy Latta, artista plástica e blogueira do ramo, que traz uma introdução simples, divertida e numa abordagem amistosa a esse universo. Ela sabe que no começo pode parecer difícil, mas com treino, paciência e calma é possível chegar lá.

O leitor vai aprender a fazer letras lindas, ornamentos, fitas, faixas, flores e folhas e muito mais, como luz, sombra, relevo e outros. Além disso, as páginas são cheias de mensagens inspiradoras.

Os Segredos de Ouro do Lettering, de Martina Flor (Editora Gustavo Gili)

 

Você sabia que o lettering também é chamado de letreiramento? Ele é uma das mais antigas artes gráficas da humanidade e está passando por uma segunda era dourada, quando está em alta e sendo feito por pessoas de todas as idades, em todas as partes do mundo, num contraponto entre artesanal e digital.

 

Esse livro é um manual básico, que vai desde os princípios dessa arte. Fala sobre o que é o lettering e como ele se diferencia da tipografia e da caligrafia, sobre os princípios da composição, sobre os recursos ornamentais e ensina a usar ferramentas básicas, como penas e marcadores, além de trabalhar com estrutura, aplicar ornamentos e floreios, brincar com e texturas e a digitalizar as artes.

Creative Lettering and Beyond, de Gabri Joy Kirkendall, Laura Lavender, Julie Manwaring e Shauna Lynn Panczyszyn (Walter Foster Publishing)

Como diz o subtítulo do livro, ele traz dicas, técnicas e ideias inspiradoras de lettering para que o leitor crie lindas obras de arte. Ele combina o talento de vários artistas, que se juntaram para fazer dessa obra uma experiência de aprendizado super dinâmica, interativa e divertida.

Após uma breve introdução às ferramentas e materiais, os entusiastas do lettering vão aprender na prática com exercícios passo-a-passo e fáceis de seguir, desde a criação de letras, até espaçamento, alinhamento, floreios, composição e muito mais.

Tem a versão original em inglês e a versão em português, que tem uma edição especial com materiais com caneta e papéis para praticar lettering.

Gostou das dicas?

 

Trouxe aqui mais algumas opções, mas todas em inglês, para quem quer se aprofundar na caligrafia:

 

  • Hand Lettering 101, de Chalkfulloflove (é tido como o livro de lettering mais vendido do mundo).
  • In Progress: See Inside a Lettering Artist’s Sketchbook and Process, from Pencil to Vector, de Jessica Hische.
  • Pretty Simple Lettering: Modern Calligraphy & Hand Lettering for Beginners, de Whitney Farnsworth.
  • The Ultimate Guide to Modern Calligraphy & Hand Lettering for Beginners, de Kristin.

 

E para os MagLovers que querem aprender essa arte, a Magnólia Papelaria lançou o Curso de Lettering Para Iniciantes juntamente com a Isa, dona da marca Inspiralisa (@byinspiralisa). Para conhecer mais sobre ele e se inscrever é só vir aqui.

 

***

 

Para mais dicas de livros, acesse minhas redes:

www.casosacasoselivros.com

Instagram: @tecamachado e @casosacasoselivros

YouTube: Canal Teca Machado

 

Até o próximo post e próxima leitura!

Beijos,

Um pensamento sobre “Livros sobre lettering

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.