Dicas, Organização, Planejamento

Como cuidar do planejamento financeiro pessoal? 💸

A área financeira da vida pode ser um grande estresse para muitas pessoas. A necessidade de termos o “item da moda” ou comprar experiências que são vendidas constantemente na internet pode nos levar ao consumo exarcebado, que é um grande problema não só para nossa saúde mental e financeira mas também como para a natureza. Ter um planejamento financeiro e um relacionamento saudável com o dinheiro é um grande passo de autocuidado e organização que muitas vezes é negligenciado. Então, se você está procurando mudar isso, nós vamos te ajudar!

Conheça o Bloco Financeiro e comece a se organizar!

Bloco Magnólia Financeiro Mensal Concreto

Consciência e disciplina

Para começar, você precisa ter uma mentalidade focada nos resultados que deseja. Por isso, você deve ter consciência dos seus gastos e da motivação para eles. Você faz compras por impulso? Acaba levando para casa coisas que ficam guardadas na gaveta? Gasta sem olhar o que entra e sai de sua conta?

O primeiro passo é olhar para si mesma e entender como suas finanças funcionam. O segundo passo é ter a disciplina de se “dar broncas” toda vez que você pensa em fazer gastos desnecessários. É claro, você não precisa se limitar completamente. Um dos objetivos do planejamento financeiro também é ter espaço para você se mimar e se presentear de vez em quando. Aqui, queremos buscar o equilíbrio entre uma vida financeira saudável e uma vida pessoal confortável. Não precisa deixar aquele lanche especial ou comprinha eventual de lado. Só não exagere! Às vezes, achamos que é “só 5 reais”, e quando vemos, fizemos isso tantas vezes, que já gastamos 200.

Adquira conhecimento!

Estude sobre educação financeira para ter mais independência em suas decisões. Saber como você está gastando dinheiro e as melhores formas de economizar e fazer seu dinheiro render é muito importante para conseguir economizar de verdade. Leia livros e busque com pessoas próximas sobre dicas do que fazer. Comece aos poucos a aplicar o que você aprendeu e entenda o que significa para você ou não. Nem tudo o que funciona para um pessoa, pode funcionar para a outra! Entenda a sua situação financeira e as suas metas.

Anote tudo, sem deixar nenhum centavo de lado!

O ponto mais importante aqui é: tenha controle de todas as suas finanças! Em nosso Bloco Financeiro, você anota gastos fixos, gastos variáveis, entradas, saídas e também sua wishlist. Saber tudo o que acontece com seu dinheiro é extremamente importante, mesmo que sejam transações pequenas. Dessa forma, você consegue enxergar gastos desnecessários, onde você pode poupar, o que ainda pode ser pago e quanto você pode separar para sua poupança ou para lazer. Não deixe nada passar, e não esqueça de preencher suas anotações. Monite regularmente os seus gastos, assim, você nunca vai acabar esquecendo algo e gastando mais do que deveria. Dessa forma, também é mais fácil prever o quanto você pode gastar naquele jantar extra com o companheiro ou na saída com as amigas.

Faça uma reserva de emergência

Todo mês, separe uma porcentagem de seu dinheiro para uma reserva de emergência. Isso é muito importante para você não acabar perdendo muito dinheiro de uma vez em caso de imprevistos. Doenças, perda de emprego, problemas com seu animalzinho de estimação, acidentes em casa ou no trânsito, entre outros.

Crie metas

Criar metas é muito importante para conseguir se regular e ver o seu progresso! Por exemplo: “quero juntar 1000 reais em 5 meses”. Dessa forma, você sempre separa uma porcentagem por mês e pensa, antes de gastar exacerbadamente, em sua meta. Você também pode criar objetivos como “gastar menos com roupas”. Pense no que você deseja melhorar ou juntar e anote em um lugar de grande visibilidade!

Você pode fazer tudo isso com o Bloco Financeiro Mensal da Mag Papelaria. Compre agora o seu e mude a sua forma de se planejar financeiramente!

Postagens Relacionadas