Como fazer um vision board que funciona? ✨
No início do ano, é costume que nós planejemos nosso ano com metas e objetivos, as famosas “resoluções de ano novo”. Porém, também é normal que, conforme o ano vá passando e a rotina nos alcance, tudo o que colocamos como meta acabe sendo deixado para trás. Assim, entramos em um ciclo vicioso de “deixar para o ano que vem” e acabamos nos arrependendo de não ter feito isso durante os 365 dias que tivemos.
Uma forma de conseguir manter a cabeça em seus objetivos e não esquecer do que você colocou como plano para o ano, é uma ferramenta chamada vision board. Muito ligado à manifestação e à Lei da Atração, ele é um quadro visual onde você coloca lembretes como imagens e frases de tudo o que você deseja para a sua vida. Suas intenções devem ser colocadas nele, e para começar com o pé direito, você deve focar em positividade.
Positividade
Manifestar o que você deseja não tem leis fixas, mas você definitivamente deve direcionar energia positiva para onde você deseja. Por isso, é importante que, quando for fazer o seu vision board, você esteja em um momento mais calmo de sua vida, no qual você consegue concentrar os seus pensamentos apenas naquilo que deseja. Comece a pensar em si mesma e nas suas intenções com calma, separando um tempo em que você possa relaxar e se desligar das distrações do mundo exterior. Acenda uma vela, faça um chá, coloque roupas confortáveis. Você precisa desse momento consigo!
Autoconhecimento
Começar a pensar em seu vision board pode ser difícil quando sua mente viaja para muitos desejos. Porém, você deve manter o pé no chão e se conhecer bem. Primeiro, pense no tempo em que você quer estabelecer essas metas: você deseja conquistá-las em um semestre, em um ano? E então, pense se você realmente consegue imaginá-las acontecendo nesse período de tempo. Para se organizar melhor, comece jogando frases que te inspiram, palavras que se conectam aos seus objetivos e faça um pequeno brainstorm. Depois, separe por áreas de sua vida, formulando frases mais específicas e que sejam especiais para você. Não seja genérica: o seu vision board é sobre você, então pense em números, pessoas e lugares que já estão em seu pensamento constantemente. Você pode separar as áreas da sua vida em:
Carreira
Existe algum aspecto da sua carreia em que você deseja focar? Algum cargo que deseja conquistar, um projeto que deseja terminar, alguma habilidade que deseja aprender? Não pense em “quero melhorar a minha carreira” se você não souber por qual direção começar. Tome o seu tempo para se imaginar no futuro, visualizando (e isso é muito importante na manifestação, em?) como será quando você conquistar essa meta.
Relacionamentos
Aqui, não estamos só falando de relacionamentos amorosos, em? Pense em sua família, amigos: você deseja ter mais tempo de qualidade com eles, cultivar mais momento? Também não tem nenhum problema caso você pense em amor! Você quer encontrar alguém que se alinhe com o que você quer para o futuro? Caso você já esteja em um relacionamento, você quer melhorar algum aspecto nele? Evitar discussões, entender melhor o parceiro, dividir mais tempo juntos durante a rotina? Avalie todos os aspectos de suas relações e reflita sobre o que você deseja para o futuro!
Viagens
Com certeza um dos tópicos mais populares! Conhecer novos lugares é um grande desejo de muitas pessoas, mas só a vontade de viajar talvez não seja a meta ideal. Pense em lugares com os quais você sonha e são possíveis no período de tempo para o qual você está planejando o seu vision board. Separe cidades, países, monumentos e tudo que você sonha em ver.
Saúde
Esse tópico é importantíssimo! Você deseja ter hábitos mais saudáveis? Mudar a sua alimentação? Beber mais água? Fazer mais exercícios físicos? Lembre da especificidade! Coloque números, como beber ao menos 2L de água ao dia, ou em comidas específicas, como comer mais frutas na rotina. Você também pode focar em metas dentro de esportes: correr uma maratona? Frequentar treinos de vôlei ao menos duas vezes na semana? Pense no que você ama fazer e o que quer melhorar!
Dinheiro
Não tenha vergonha de desejar algo nesse aspecto de sua vida: o seu vision board não deve passar pelo julgamento de outras pessoas! Porém, não pense em apenas “quero ganhar mais dinheiro”, estabeleça uma meta! Juntar dois mil reais para um novo computador? Ganhar 100 mil ao ano para pensar em no futuro comprar uma casa? Esses são só exemplos fictícios, mas a ideia é essa.
Projetos criativos
Você é do tipo criativo e que ama arte? Seus projetos também são metas que podem estar no seu vision board! Vender o seu primeiro quadro? Começar a vender seu crochet? Terminar de escrever um livro? Vale tudo que seja um sonho seu!
Desenvolvimento pessoal
Essa é uma área bastante ampla e particular. O seu desenvolvimento pessoal pode envolver algo que você queira melhorar em seu relacionamento com pessoas, como ter menos vergonha de falar em público, ou pode ser algo interno, como desenvolver mais espiritualidade e conexão com as forças maiores nas quais você acredita. Pode envolver mais tempo meditando, frequentar mais a igreja, praticar mais atividades que façam bem para sua saúde mental. Não é algo material ou que possa ser medido, mas depende de como você está se sentindo sobre si mesma!
Educação
Se existe um conselho para a vida, é que é importante estar aprendendo e se desenvolvendo constantemente. Desde metas menores, como ler um livro sobre um tópico interessante para você até começar uma nova graduação, pense no que você adoraria aprender e explorar. Nenhum sonho é pequeno demais.
Comunidade
Talvez uma de suas metas envolva se envolver mais com sua comunidade e devolver ao mundo tudo o que você já recebeu. Se envolver localmente pode ser muito importante para conhecer novas pessoas e se conectar com o lugar no qual você mora. Ajudar em projetos sociais, participar de atividades como feiras, entre muitas outras possibilidades!
Metas definidas: é hora de colocar a mão na massa!
Não existe nenhuma regra sobre como fazer o seu vision board. Ele pode ser físico ou digital, mas a dica mais importante é: quando terminar, posicione ele em um lugar no qual você vá olhar bastante. Essa ferramenta funciona como um lembrete visual constante sobre as suas metas, e é assim que ele ajuda na manifestação. Olhar para ele diariamente e visualizar tudo o que você deseja, direcionando positividade para os seus objetivos é o segredo!
Então, não se preocupe com como ele pode parecer para outras pessoas: desde que ele te inspire, ele estará correto. Caso você adore trabalhos manuais, faça o seu quadro com recortes e colagens, posicionando-o na parede do seu quarto, na sua geladeira, no seu espelho, onde quer que você acesse constantemente. Caso você prefira, faça uma colagem digital com ferramentas como o Canva. Você pode imprimir essa colagem ou posicionar em lugares como o papel de parede do seu computador ou celular. Você pode colocar frases que te inspiram e palavras que motivam, mas seja breve nelas para que funcionem como mantras e palavras de afirmação!
Depois que tudo estiver pronto, nós temos alguns lembretes:
– O vision board é uma ferramenta, não a chave para tudo. Você só verá resultado caso tenha constância no que busca e corra atrás de seus objetivos, afinal, manifestação não é apenas sobre repetir palavras, mas também sobre motivação e positividade para alcançar suas metas! Para te ajudar a organizar sua rotina para chegar cada vez mais perto do que você deseja, use outras ferramentas como o habit tracker, os planners, blocos organizadores e o diário de manifestação.
– Você pode fazer alterações em seu vision board! A cada mês, semestre ou ano, revisite todas as suas metas e pense em tudo o que você já alcançou e se o que foi definido no início ainda faz sentido para você. Pessoas mudam, e objetivos mudam juntos também. Às vezes algo novo surgiu ou algo deixou de ser prioridade para você. Adapte-se e viva sem medos cada fase nova de sua vida ✨
Esperamos que todas as dicas aqui sejam úteis para a sua jornada utilizando o vision board como ferramenta! Desejamos muita energia positiva e conquistas 🙂