Um sketchbook é uma forma de expressar a sua criatividade e experimentar com a sua arte. Traduzido como “caderno de rascunhos”, ele não precisa ser necessariamente perfeito em cada detalhe. Ele não tem regras e foi feito para depositar as suas ideias e testar novas coisas, por isso, não tenha medo de errar ou de acabar deixando uma folha “feia”. O ponto desse material é justamente praticar e se expressar da forma que der na telha. Não se segure e não se preocupe, só comece!
Dica 1: Experimente!
Não tenha medo de experimentar. Com páginas com maiores gramaturas, é fácil usar diversos materiais: lápis, marcadores, guache, pastéis, entre muitos outros. O papel não vai estragar e você vai se divertir com técnicas novas, aprendendo melhor as suas preferências e saindo da zona de conforto. Você também pode usar o seu sketchbook para fugir dos seus desenhos convencionais, testando novos estilos e fazendo estudos de anatomia e gestos. Isso é ótimo principalmente para iniciantes! Além disso, você também pode treinar com padrões, formas, lettering e caligrafia, acrescentando detalhes diferentes nas suas artes.
Dica 2: Desenho não é a sua praia? Relaxa!
Se você adora o formato do sketchbook, mas desenhar não é o seu forte, você também pode usar ele para seus estudos! As folhas brancas sem pauta dele são perfeitas para você desenvolver mapas mentais e fazer anotações super coloridas e dinâmicas. As folhas de gramatura alta são ótimas para o uso de marca-textos e canetas, te ajudando a destacar tudo de mais importante que você precisa aprender.
Dica 3: Diário Visual
Ter um bom repertório é ótimo para desenvolver a sua criatividade, mas diferente do que muitas pessoas acham, referências não vem só de grandes projetos e pessoas famosas. Elas também podem vir de coisas simples do dia a dia. Então, observar as coisas ao seu redor é uma ótima forma de alcançar um maior repertório e de despertar ideias. Você pode usar o seu sketchbook para registrar coisas que chamam a sua atenção em forma de desenhos, criando ilustrações de objetos do dia a dia, cenas, etc. Você também pode fazer esse diário visual através do journaling: cole fotos de sua rotina, adesivos, notas, cartas, papéis, tudo que te marcar e contar a sua história!
Dica 4: Não pare mesmo com bloqueio criativo
Você não consegue pensar em nada novo mas mesmo assim quer praticar? Corra para o abraço da familiaridade! Desenhe seus artistas preferidos, personagens de desenhos, séries e filmes que você viu recentemente, capas de álbuns… Ah, e a mesma ideia do diário visual funciona aqui: desenhe objetos ao seu redor, estude formatos, sombras, ângulos. A prática faz a perfeição, não é?
Sketchbooks Magnólia
Se agora você está inspirada para começar o seu sketchbook, confere só todas as caraterísticas dos da Mag: gramatura de 120 g/m², capa dura com elástico para proteção, 90 folhas lisas e tamanho A5 (15,5 x 21,5 cm).