Capa, Magnólia

O que é Bullet Journal

O Bullet Journal, ou Bujo para os íntimos, é um método de organização criado pelo Ryder Carrol com o objetivo de “registrar o passado”, “organizar o presente” e “planejar o futuro”. Ele inclusive escreveu um livro chamado O Método Bullet Jounal que serve de guia para quem quer se aprofundar no assunto.

A proposta do Bullet é além de te ajudar a executar as tarefas diárias, ser um registro de toda a sua vida.  Ao montar o seu Bujo você terá um livro de memórias para relembrar o passado.  Essas anotações são feitas nos logs, que são as páginas onde você coloca informações sobre determinados assuntos.  Você já deve ter visto no Pinterest uma infinidade deles, log financeiro, log mensal, log de viagens, de filmes.

Não precisa ficar ansiosa e já montar tudo de uma vez, o bullet só fica pronto quando o ano acaba. Você vai desenhando cada página conforme sentir necessidade de guardar alguma informação, por isso cada bullet é único e pessoal.

O que usar?

Existe uma infinidade de materiais que você pode usar, mas o imprescindível é um caderno ou caderneta e uma caneta. Vamos as opções:

Caderneta Flex

Caderneta Flex Regina, Caderneta Flex Felícia e Caderneta Flex Carolina

A mais utilizada é a caderneta flex por ter um tamanho mais compacto, ótimo para carregar na bolsa. As cadernetas das minhas coleções contam com três opções de miolo:

Em branco: ideal para quem gosta de desenhar ou apenas não quer esbarrar nas limitações das linhas.

Pautado: Pra quem não quer desenhar muito ou prefere já ter todas as linhas para se direcionar.

Pontilhado: Fica no meio termo das outras duas opções, é possível fazer desenhos e o pontilhado ajuda na hora de desenhar tabelas e retas.

Caderno capa dura

Caderno Zodíaco Peixes

O caderno capa dura tem o tamanho universitário, que também é prático para carregar mas é um pouco maior que a caderneta flex e portanto tem mais espaço para escrever. O miolo dele é pautado e vem com um bolso onde você pode colocar seus adesivos e papeis.

Fichário

Fichário Felícia

Pouca gente vê o fichário como opção para um bullet, mas ele super funciona. O fato de poder trocar as folhas de lugar quando necessário o torna bem prático! E você pode usar todas as três opções de miolo dependendo do log.

As divisórias podem ser aproveitadas para separar os seus logs em categorias e deixar tudo organizadinho.

Decoração

Há quem diga que a parte mais legal de ter um bullet é decorá-lo, e quem sou eu para discordar? Use a abuse da criatividade, vale usar whasi tapes nos cantinhos das páginas, brush para caligrafia, marca-texto, colagens e o que mais a imaginação pedir.

Agora que você já sabe os materiais, corre lá no MagTv no @magpapelaria que o Time Mag está inaugurando a série: Iniciando um Bullet Journal com vídeos tratando deste assunto que a gente ama.

Vão ser vários conteúdos ensinando a fazer logs, desenhos e organização para o seu dia a dia. Ah usa a #MagLover que eu quero ver o seu bullet também!

Até a próxima,

Mag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *