COMO ABRIR O MEU PRIMEIRO NEGÓCIO?
Da ideia à abertura de um novo negócio, é preciso planejamento e capacitação.
Montar uma empresa envolve riscos, ainda mais em tempos de crise, mas a conjuntura econômica difícil não tem impedido a abertura de novos negócios.
A crise existe sim e afeta todo mundo, mas também pode ser uma oportunidade.
Dizemos isso pois acreditamos que quem se prepara antes de abrir uma empresa vai lidar com riscos mais moderados, daí a importância fundamental da capacitação.
Algumas dúvidas podem surgir nesse momento em que está buscando o sonho de abrir o seu PRÓPRIO NEGÓCIO.
Meu nome é Higor Barbosa e faço parte do time de expansão da Magnólia. Para te ajudar, trouxe aqui as dúvidas mais comuns que surgem durante o processo de negociação de uma franquia Magnólia. Vamos lá?
Nunca tive um negócio, qual o primeiro passo?
Primeiro é necessário negociar um ponto com o shopping (nós participamos ativamente desse processo) e em seguida abrir um CNPJ junto a um contador. Nossa equipe dará o passo a passo necessário e auxiliará em todo o processo.
Não entendo de gestão e conheço pouco sobre o mundo dos negócios, posso abrir uma franquia?
Nesse caso, a melhor opção para ter o PRÓPRIO NEGÓCIO é abrir uma franquia pois você terá todo o suporte em diversas áreas do seu negócio. Aqui na Magnólia nós prestamos atendimento em todas as áreas, desde gestão, marketing, vendas, financeiro e logística. Além da nossa equipe capacitada que estará disponível para ensinar e ajudar, nós temos diversos sistemas de gestão que auxiliam nesse processo com relatórios e análises completas.
Como faço para contratar equipe?
Nós temos uma ferramenta de captação e gestão de candidatos alinhados com o perfil ideal de vendedor Magnólia. Nossa equipe também orienta outras formas de selecionar e avaliar candidatos. Mesmo que nunca tenha selecionado um currículo ou feito uma entrevista, nós ajudamos a montar e manter a melhor equipe de vendas.
Quero ser franqueado exclusivo na minha cidade, posso?
A gente trabalha com uma cláusula de preferência, onde o franqueado mais antigo na cidade ou região tem preferência pela abertura de uma nova unidade. Apenas no caso de o franqueado abrir mão da preferência que essa nova unidade será passada para um novo franqueado abrir.
Tenho outro emprego/atividade que não me permite dedicar exclusivamente para a franquia. Posso abrir mesmo assim?
Com certeza! Nós criamos um modelo de negócio onde o franqueado precisa dedicar parcialmente o seu tempo na operação. Todo o processo de abertura, fechamento e operação básica do quiosque funciona através do gerenciamento da equipe pelo franqueado. Porém nós indicamos que o franqueado possa dedicar a maior parte do tempo dele ou de alguém indicado na operação pelo menos nos primeiros 2 meses, até o quiosque estar rodando e com equipe estruturada. Vale lembrar que o “olho do dono é que engorda o boi”, então quanto maior o envolvimento do franqueado, maior será as chances de sucesso.
O segmento de papelaria está aquecido? Devo investir nesse segmento a logo prazo?
O mercado está muito aquecido, além do resgate ao papel como forma de consumo, diversas marcas investiram em inovação e criaram produtos de desejo que despertam interesse de pessoas de todas as idades. E não é só no Brasil, também vemos esse movimento crescente nos maiores mercados como EUA, China e Europa. Pesquise pela palavra studygram ou lettering no Google e veja quantas pessoas estão utilizando e falando sobre produtos de papelaria.
Além disso, a Magnólia atua no nicho de planejamento, organização e produtividade, então a maior parte dos nossos produtos tem esse foco. E essa necessidade será constante e cada vez mais exigida para que possamos ter vidas mais produtivas e organizadas. Com isso aumentamos o nosso leque de opções que nos permitem ter produtos de necessidade e alto valor agregado, desde produtos físicos de papelaria até produtos digitais que abordam sobre esse tema.
Com o crescimento do e-commerce e vendas online, as lojas físicas ainda são uma boa alternativa para investir?
Sem dúvida. As vendas online no Brasil ainda não representam 5% de todo o mercado de varejo e o comportamento do consumidor ainda está muito associado a compra por impulso e experimentação do produto. Mesmo assim, sabemos do crescimento das vendas online e já nos preparamos para isso. Cada franqueado tem sua rede social e seu canal de vendas por delivery. Além disso, o franqueado e vendedores podem vender através do site utilizando cupons exclusivos que garantem o comissionamento da venda. Nossa estratégia é fazer com que o ponto de venda físico seja o principal ponto de contato do cliente com a nossa marca e que ele possa utilizar dos canais digitais para manter esse cliente fidelizado.
No shopping que quero abrir já tem uma papelaria, e com preços até mais baixos. Como fica o posicionamento da Magnólia?
O primeiro ponto a se analisar é que ter um concorrente no shopping pode significar que já exista uma demanda por aquele tipo de produto e você pode se beneficiar disso. Outro ponto são os diferenciais da Magnólia, desde atendimento exclusivo com equipe de vendedores treinados, produtos exclusivos e produtos focados em planejamento, organização e produtividade. Em relação ao preço, nós já temos preços bem competitivos na ponta, porém entendemos que não vendemos apenas um produto e sim todo um serviço de atendimento e experiência, que gera um VALOR percebido muito maior para o cliente.
Quer conhecer mais sobre a Magnólia?
Fico a disposição para marcarmos um call para tirar suas dúvidas e apresentar nosso projeto de forma mais detalhada. É só clicar no link abaixo e preencher o formulário.
(BOTÃO LINK FORMULÁRIO)
Se preferir, pode me mandar uma mensagem clicando no botão abaixo e podemos iniciar uma conversa.
Abraço!
Higor Barbosa