Uncategorized

Personagens de Filmes para você se inspirar

Março não só é comemorado o Dia das Mulheres, mas é o mês das mulheres! Para celebrar, eu, Laura do @podecriticar, trago aqui no post do mês em parceria com a Magnólia, uma lista com 10 personagens femininas de filmes que inspiram! 

Cher – As Patricinhas de Beverly Hills (1995)/ Disponivel: HBO Max/ Telecine/ Globoplay. 

Muitas pessoas quando pensam neste clássico podem relacionar a personagem principal à “futilidade”, mas Cher é muito mais que isso. Ela é uma mulher confiante, independente, sempre presente para as amigas e que não precisa de um namorado para ser feliz. Go girl! 

Cheryl – Livre (2014)/ Disponível: Star+. 

Este filme é um sinônimo de libertação feminina. A protagonista Cheryl passa aqui por um processo intenso de autoconhecimento, enfrentando estereótipos de um mundo machista, e se consagrando uma mulher forte, e então “livre”, como o título antecipa. 

Eva – Precisamos falar sobre o Kevin (2011)/ Disponível: Prime Video/ Telecine/ Globoplay/ Mubi. 

Provavelmente o filme mais “pesado” da lista, a protagonista Eva é desde o início massacrada como mulher, pois é vista como uma falha no papel de mãe. Para conseguir superar isso, Eva tem que ser muito forte, por vezes vista como “fria” pelo simples fato de agir de forma mais racional; o que não seria um problema para a sociedade se a mesma fosse um homem. 

Hermione – Harry Potter (2001-2011)/ Disponível: HBO Max. 

Não podia deixar de fora desta lista uma personagem tão querida da saga Harry Potter! Hermione desde o primeiro filme prova sua inteligência, prática e emocional, sendo delicada e forte ao mesmo tempo, sempre pronta para defender aqueles que ama. Fala sério, se não fosse pela Hermione os meninos não sobreviveriam nem ao primeiro filme haha 

Nedjma – Papicha (2019)/ Disponível: Telecine/Globoplay. 

Filme forte que bem representa a luta das mulheres. Nedjma é uma protagonista determinada, forte, que não se submete ao patriarcado e luta pelos seus direitos. Uma inspiração, e uma tristeza por ver como mulheres chegam a perder suas vidas frente a culturas machistas. 

Nicole – História de um Casamento (2019)/ Disponível: Netflix. 

Nicole é o retrato de uma mulher doce e forte, que é emocional, mas racional quando necessário, sabe estabelecer seus limites. Tanto no papel de mulher, quanto no papel de mãe, Nicole é acolhedora, mas firme, uma personagem com camadas. 

 

Pixie – Pixie (2020)/ Disponível: HBO Max. 

Pixie é uma personagem dinâmica e cativante, que conquista o público logo de primeira. É uma mulher que usa seu charme a seu favor, e se diverte com o poder que tem. Pixie é uma mulher independente, que não precisa de homem, e deixa isso bem claro! 

Rosie – Jojo Rabit (2019)/ Disponível: Star+. 

Rosie talvez seja a personagem mais secundária da lista, mas que cativa e se destaca com relativo pouco tempo em cena. Rosie é resistência, é felicidade em meio a tempos sombrios, é um exemplo tanto no papel político de ser mulher, e no papel de afeto de ser mãe. 

Sarah – Monsieur e Madame Adelman (2017)/ Disponível: Netflix. 

Sarah é uma personagem emblemática, que de início pode parecer mais dependente, insegura, mas essa é só uma de suas facetas. Personagem complexa, é Sarah que faz seu destino, suas escolhas e que não abre mão do que quer. Uma das minhas favoritas da lista! 

Summer – 500 Dias com Ela (2009)/ Disponível: Star+. 

Talvez a protagonista da lista mais controversa para o público, Summer é uma mulher decidida, independente, que não fica em situações que não lhe fazem bem, e justamente por ser mais racional, é muito criticada por agir como um homem em uma sociedade que a mulher tecnicamente deveria se submeter. 

Se identificou com alguma personagem? Espero que gostem da lista, e que essas personagens, e tantas outras possam ser inspiração! Feliz mês das mulheres. 

 

 

Até a próxima, 

 

De volta à lista