Uncategorized

Dicas de como organizar suas leituras

Olá, MagLovers!

 

Aqui é a Teca Machado, do blog literário Casos, Acasos e Livros, uma leitora compulsiva e uma escritora apaixonada.

 

Sei que todo mundo por aqui gosta de organização e planejamento (afinal, é o que a Magnólia faz de melhor, né?). Mas deixa eu te perguntar:

 

Como você organiza suas leituras?

 

Algumas pessoas nem pensam nisso, mas muitos leitores gostam de acompanhar e estruturar o que leram ao longo do tempo. Desse modo conseguem chegar em dezembro, por exemplo, e saber quantos livros leram, quais meses de maior leitura, quais gostaram, quais indicam e muito mais.

 

Mesmo antes de me tornar uma pessoa organizada, de ter blog de literatura ou mesmo de ser escritora eu já fazia isso. Então trouxe aqui uma lista de maneiras de organizar suas leituras em 2022.

 

Dicas de como organizar suas leituras

 

  • Aplicativos

 

Há vários aplicativos de leitura que te ajudam a ordenar as leituras, como o Skoob – que é brasileiro e um dos preferidos dos leitores -, o Good Reads e o Cabeceira. Neles é possível marcar os livros lidos, os que está lendo, os que deseja ler, os desejados e colocar resenhas literárias, assim como dar estrelas. Eles contam quantas páginas o usuário já leu e até calculam quanto tempo vão demorar na leitura daquela obra específica.

 

É comum também as plataformas criarem desafios de leitura, assim como os usuários elaborarem metas e objetivos próprios, além de sortear exemplares e poder realizar trocas de livros com outros leitores.

 

Todos têm interface fácil de mexer, como de redes sociais.

 

  • Planners de leitura

 

É quase como os aplicativos de leitura, mas no papel. É como comparar a agenda eletrônica e a impressa.

 

Há muitas versões desses planners, alguns até na internet com a possibilidade de imprimir de graça. Ali o leitor anota os livros que leu, que quer ler, as sinopses, quantas estrelas ele merece e muito mais, dependendo do modelo.

E em muitos modelos de planner diário tem um espacinho para anotar suas leituras.

 

  • Seeds

 

Esse não é necessariamente para organizar a leitura, mas para organizar citações que você gostou. Esse aplicativo é para adicionar os trechos que o leitor destacou. É um jeito de guardar, organizar, encontrar e lembrar de todos eles facilmente sempre que precisar. Além disso, muita gente não gosta de grifar os livros para não estragar, então essa é uma alternativa.

 

Ele é tipo uma rede social, onde além de colocar suas citações, é possível interagir com amigos, curtir trechos destacados de outras pessoas e mais.

 

***

 

Há, ainda, o bom e velho bloco de notas do celular, que dá para anotar as leituras feitas.

 

Eu anoto tudo o que leio desde 2008. Tenho um caderninho só para isso e um bloco de notas no celular com tudo bem estruturado, além de perfil no Skoob. E ano passado comecei a anotar séries e filmes também.

 

E você usa algum outro método para organizar suas leituras? Conta para mim.

 

Para dicas de leituras, novidades sobre o mercado editorial e curiosidades literárias me acompanhe no blog Casos, Acasos e Livros e nas redes sociais:

www.casosacasoselivros.com

Instagram: @casosacasoselivros e @tecamachado

YouTube: Canal Teca Machado