by @podecriticar

5 séries com representatividade LGBTQIA+ na Netflix!

Oie! Como vocês sabem, ou não (mas agora estão sabendo), em junho é comemorado o mês do Orgulho LGBTQIA+! O mês já acabou, mas o amor e a liberdade devem ser comemorados o ano todo né? E para encerrarmos esse mês com chave de ouro, trouxemos aqui uma listinha de 5 séries que estão na Netflix e tem representação LGBTQIA+! (Podendo esse ser o tema central da série, ou essa ter alguma representação frente/ por trás das câmeras!).

Aqui vão 5 motivos para você assistir cada uma:

Queer Eye (2018- atualmente) 5 temporadas/ aprox. 10 ep. de 50 min.

Sinopse: O reality show acompanha os chamados Fab Five, ou Cinco Fabulosos: o chef de cozinha Antoni Porowski; o designer de moda Tan France;  o cabeleireiro e grooming expert Jonathan Van Ness; o decorador Bobby Berk; e o especialista em cultura Karamo Brown. Em cada episódio, o grupo usa seus conhecimentos para ajudar diferentes pessoas a lidar com as próprias inseguranças e, assim, recuperar a autoestima. Além das dicas de estilo e comportamento, a série mostra de perto as transformações vividas pelos participantes.

1-      A série é na verdade um reality show, o que faz dela super leve de assistir, ainda mais por ser um reality que promove o bem-estar dos participantes (diferente de tantos).

2-      O reality conta com os apresentadores mais carismáticos do mundo, cada um com seu jeito de ser! Para além do tema de cada episódio, é incrível ver a interação entre eles.

3-      É uma série bem curtinha, rápida de assistir, e como cada episódio tem um participante diferente fica a sensação de quero mais!

4-      A série ainda está em andamento, tem nova temporada chegando (yay!), além de contar com um especial no Japão e estar chegando a versão Brasil! (PS: A série é premiada!)

5-      Por fim, o motivo principal para assistir é que é uma série muito alto astral, que promove amor, amizade e aceitação.

 

Sense8 (2015-2018) 2 temporadas/ aprox. 12 ep. de 1 hr.

Sinopse: Grupos de pessoas ao redor do mundo que estão ligadas mentalmente, e precisam achar uma maneira de sobreviver sendo caçados por aqueles que os veem como uma ameaça para a ordem mundial.

1-      Essa é uma série curtinha, já finalizada, então dá pra maratonar em um fim de semana!

2-      É uma série diferente de tudo que você já viu (provavelmente), tem muita ficção científica, ação, drama, romance… é para quem gosta de séries intensas!

3-      Essa é uma série de superprodução da Netflix, tanto que demorou muito para a segunda temporada sair, pela qualidade e alto custo da produção.

4-      A série conta com uma atriz trans (o que infelizmente ainda é raro nas grandes produções).

5-      E, principalmente, Sense8 é sobre representatividade, amor, conexão e liberdade! É uma série ousada que não tem medo de se expressar!

 

Feel Good (2020-2021) 2 temporadas/ aprox. 6 ep. de 30 min.

Sinopse: A vida de Mae Martin, uma humorista canadense que se mudou há pouco tempo para Londres e está tentando se acostumar com a nova rotina. Além de começar um namoro, ela ainda precisa lidar com o vício em álcool e outras drogas.

1-      É uma série super curtinha que acabou de ser finalizada, perfeita para maratonar em um fim de semana!

2-      A protagonista é também a criadora da série: Mae Martin! Comediante queer muito talentosa!

3-      É uma série que demonstra, de maneira bem real, um relacionamento em suas diferentes fases; mostrando como é possível crescer em uma relação!

4-      Além da sexualidade, a série aborda a questão dos vícios e a importância do trabalhar sobre os traumas vividos para que seja possível seguir em frente.

5-      Como o nome já diz, essa é uma série muito gostosa de assistir, que apesar do drama, trata todo o assunto com leveza, e tem a delicadeza necessária para falar sobre gênero e sexualidade.

 

Sex Education (2019-atualmente) 2 temporadas/ aprox. 8 ep. de 50 min.

Sinopse: Em Sex Education, Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.

1-      A série é curta e sua terceira temporada chega agora em setembro, dando tempo então de maratonar antes do lançamento!

2-      É uma série que tem de tudo, comédia, drama, romance… é muito divertida e profunda ao mesmo tempo!

3-      É uma série adolescente, mas, principalmente, é uma série adolescente muito importante! Isso porque esta consegue discutir temas tabus sobre sexualidade que trazem conhecimento e informação.

4-      Para além da sexualidade, a série ainda aborda questões sérias como racismo, feminismo e assédio.

5-      Sex Education é uma série sobre aceitação, diversidade, amizade e liberdade! Uma das séries adolescentes atuais mais relevantes.

 

Atypical (2017-atualmente) 3 temporadas/ aprox. 10 ep. de 30 min.

Sinopse: Em Atypical, Sam Gardner (Keir Gilchrist) é um jovem autista de 18 anos que está em busca de sua própria independência – começando por arrumar uma namorada. Nesta jornada repleta de desafios, mas que rende algumas boas risadas, ele e sua família aprendem a lidar com as dificuldades da vida e descobrem que o significado de “ser uma pessoa normal” não é tão óbvio assim.

1-      Uma série bem rápida e gostosa de assistir, perfeita para maratonar antes da chegada de sua quarta temporada agora em julho!

2-      A principal temática aqui é o autismo e como esse é vivenciado pelo protagonista e percebido por aqueles a sua volta.

3-      É uma série que junta drama e comédia perfeitamente, sabendo ser profunda e leve quando necessário.

4-      Apesar de a representação LGBT aqui não ser o fator principal, a forma como a descoberta sexual e o processo de aceitação são retratados é delicado e não estereotipado.

5-      Por fim, Atypical é sobre aceitação em seu sentido amplo, é sobre diferentes formas de ser, de viver e de amar, abraçando as diferenças e individualidades que fazem de cada um, único.

 

Espero que tenham gostado da lista, e que o amor, o respeito e a liberdade sejam sempre celebrados!

 

Até mês que vem,

– Lau Hueb

De volta à lista