Olá, MagLovers!
Ou será que eu deveria dizer “feliz Natal adiantado, MagLovers?”.
Bom, escolha a saudação que você preferir.
Aqui é a Teca Machado, do blog literários Casos, Acasos e Livros, uma leitora compulsiva e uma escritora apaixonada.
E já que estamos em pleno clima natalino, hoje a indicação de livros é de um dos meus preferidos do gênero.
Estou falando de E o Natal Me Trouxe, da Raffa Fustagno.
E o Natal Me Trouxe
Imagine a situação: Você está no seu quarto lendo pela décima vez seu livro preferido e, de repente, seu personagem favorito (provavelmente seu crush literário!) salta das páginas para a vida real. Sonho de muita gente, né? Sei que é o meu.
Mafalda, aos 14 anos, não é das mais fãs do Natal. Sua mãe e avós são quase elfos natalinos de tão empolgados que ficam com a data. Os presentes que lhe dão sempre são para crianças, a não ser esse ano, quando a tia a presenteou com seu livro preferido: E a Vida Me Trouxe. Mafalda fica enlouquecida com a história, que se passa na Guerra Civil Espanhola e tem como personagem Alfredo.
Com o passar dos anos, Mafalda vira um blogueira literária de sucesso e, ao ler pela décima vez E a Vida Me Trouxe, Alfredo pula das páginas e aparece no seu quarto. O que? Como assim? Segundo ele, existe um manual que ensina como tirar os personagens das suas história e a garota fez tudo direitinho. Alfredo é ainda mais lindo – e cheiroso! – do que o no livro. Agora Mafalda quer desesperadamente ler o manual para saber o que fez de certo (e errado) e o que precisa fazer para que ele não volte para a história.
De conto para livro
Em 2017 participei da antologia de contos Blogueiras.com e conheci a escritora Raffa Fustagno. Por coincidência no meu conto a protagonista entrava nas histórias que lia e no da Raffa o personagem vinha para o mundo. O conto dela, chamado E a Vida Me Trouxe, tem um final aberto que me fez perguntar para ela – e tenho certeza que mais um monte de leitores – “Raffa, cadê a continuação da história da Mafalda e do Alfredo?”.
Finalmente, no final de 2020, fomos presenteados com E o Natal Me Trouxe, a história completa do conto que começou três anos antes e é o seu décimo livro.
Mafalda e Alfredo
Como eu amei o conto, sabia que amaria o livro completo – e estava certa! E o Natal Me Trouxe é criativo, engraçado, doce, com momentos emocionantes e fofo. Fiquei com o coração quentinho! O que acontece é, definitivamente, o sonho de todo leitor (ainda mais dos que são como eu, periguetes literários!).
Mafalda começa como a típica adolescente birrenta e vai amadurecendo com o passar dos anos do livro. Ela já era querida pelos leitores no conto e agora é mais ainda. E o Alfredo. Ah, Alfredo. Nem li o livro que a Mafalda leu e já estou te querendo (também, com a cara do Mario Casas e os modos de 1930, quem não iria querer?). Ele é um excelente protagonista masculino, do tipo que gente se derrete.
Há outros ótimos personagens, principalmente os avós da Mafalda, que são uns fofinhos, e Lore, melhor amiga dela, que apesar de fazer só uma ponta é sempre fofa quando aparece.
E se você não leu o conto não tem problema, E o Natal Me Trouxe traz os trechos que estão no original e ainda os completa com uma história muito bacana. É um livro para quem ama os livros, para quem gosta dessa época mágica do ano e para quem se diverte com histórias bem escritas.
Se alguém souber onde comprar esse manual, me fala por favor! Preciso tirar uma galera de uns livros!
Recomendo muito.
E o Natal Me Trouxe está disponível na Amazon – aqui – como ebook e numa edição limitada impressa com a própria Raffa no instagram dela @raffafustagno.
Para dicas de leituras, novidades sobre o mercado editorial e curiosidades literárias me acompanhe no blog Casos, Acasos e Livros e nas redes sociais: www.casosacasoselivros.com
Instagram: @casosacasoselivros e @tecamachado
YouTube: Canal Teca Machado