Capa, Leitura

Dica de Livro: Uma pergunta por dia

Olá, MagLovers!

Aqui é a Teca Machado, do site Casos, Acasos e Livros, para falar com vocês sobre o meu assunto preferido: livros.

Qual melhor momento para pensar sobre autoconhecimento do que o começo do ano, não é mesmo?

E, se você parar para pensar no assunto, você se conhece bem?

Às vezes colocar as coisas em papel te ajuda a criar uma perspectiva mais profunda de si mesmo, como no caso de diários, agendas e planners (produtos que você encontra nas unidades da Magnólia do Brasil todo). E os benefícios de se conhecer são inúmeros. Entender como você muda ao longo do tempo te ajuda a compreender a jornada e para onde você está indo. Até mesmo te ajuda a mudar o percurso, caso necessário. Por isso, mais do que um livro interativo, a obra Uma Pergunta Por Dia, da Editora Intrínseca, é uma viagem sobre si mesmo hoje e pelos próximos anos.

Criado pela Potter Style, uma marca do grupo editorial Crown Publishing dedicada a livros de design, arte, moda, humor e estilo de vida, como já diz o título altamente explicativo, Uma Pergunta Por Dia traz um questionamento para cada dia do ano para o leitor responder. Mas, mais do que usar o livro por apenas 365 dias, há espaço para 5 respostas para cada dia, uma para cada ano, totalizando 1.825 respostas.

Segundo a publicação, “todos os dias criamos uma imensa quantidade de registros em celulares, redes sociais e aplicativos. No entanto, quase nunca temos o hábito de retornar a eles. Às vezes podem parecer só besteiras, mas quantos desses relatos não mostrariam nosso crescimento e nossas mudanças em todos esses anos?”

A grande sacada de Uma Pergunta Por Dia é te fazer pensar em coisas que você não refletiria no cotidiano e perceber como você muda – ou não – de um ano para o outro. Às vezes as perguntas são profundas, como o que é ética para você, quais são seus valores e como você define a sua espiritualidade. Em outros casos são questionamentos mais simples, como qual foi a última coisa que você comeu, quantos palavrões você falou hoje e qual sua cor preferida. Independentemente do nível da pergunta, você para por alguns momentos e precisa pensar numa resposta sincera.

O livro é quase uma espécie de diário de autoconhecimento, então é muito interessante que você seja verdadeiro consigo mesmo para se conhecer melhor. Se for o caso, faça como quando era criança e esconda seu exemplar dos outros moradores da sua casa (sei que eu fiz muito isso com meus diários. Meu esconderijo preferido era debaixo do colchão, o que é super óbvio).

E o bacana é que você pode começar Uma Pergunta Por Dia em qualquer dia do ano, não precisa ser em 1º de janeiro. Mas que tal aproveitar que ainda estamos no dos primeiros dias do ano para iniciar?

O difícil de Uma Pergunta Por Dia é criar o hábito de deixar atualizado. O meu mesmo está um tanto atrasado, mas pretendo colocar em dia em breve. Já dei a primeira volta e comecei a comparar as respostas com o ano passado. Até agora nada muito diferente. Acredito que verei as diferenças de verdade quando passar mais do que um ano ou dois.

E para as mães, a Editora Intrínseca lançou Uma Pergunta Por Dia Para Mães, no mesmo estilo, mas voltado para a maternidade para registrar cada acontecimento não só do crescimento dos filhos, mas de toda essa intensa experiência de aprendizado, descobertas e autoconhecimento.

 

Para mais dicas de livros, acesse minhas redes:

www.casosacasoselivros.com

Instagram: @tecamachado e @casosacasoselivros

YouTube: Canal Teca Machado

De volta à lista