Bullet Journal, Uncategorized

Como começar o seu Bullet Journal?

Hello, MagLovers!

Enfim, chegamos em 2021! O ano que passou foi uma loucura, mas seguimos em frente! Para quem não me conhece, sou a Vanessa Kawashima e dou dicas sobre como criar o seu Bullet Journal aqui no blog da Mag e no meu instagram (@semprenopapel).

Você já decidiu se irá usar o bullet journal ou o planner para organizar e planejar suas demandas em 2021? Eu vou continuar a usar o método Bullet Journal nas minhas demandas diárias pessoais e profissionais.

Muitas MagLovers têm dúvidas de como começar o seu Bullet Journal, quais páginas é preciso criar ou quais coleções fazer. Vou mostrar como eu fiz o meu bujo deste ano para ajudar vocês a fazerem o seu.

 

Quais materiais usar?

Essa é a primeira dúvida que se tem na hora de criar o bullet journal. Os materiais essenciais são: caderno e caneta, mas claro que a gente gosta de decorar para deixar mais bonito e com a nossa cara. Portanto, eu aconselho o uso de washi tapes, adesivos, canetas coloridas e lápis de cor, além de lapiseira, cola, borracha, tesoura e uma régua. E todos os materiais você pode encontrar nos quiosques da Magnólia ou no site .

Capa do Bujo

A caderneta que eu escolhi, depois de muita indecisão, foi de capa dura da Coleção Carolina (a minha coleção favorita), eu comecei a montar o meu bujo.

A primeira página dele foi a capa, fiz inspirada na Magnólia. Como eu não sei desenhar, imprimi a flor da marca e o ano 2021 em papel adesivo transparente e usei a washi tape para decorar. E pronto!

Viu só, não tem segredo, não precisa de muito para decorar. É claro, se você souber desenhar vai poder fazer uma capa super linda.

Página índice

Essa página serve para você encontrar suas coleções facilmente. Primeiro você numera as páginas do seu bujo, igual aos livros, e depois insere no índice.

Por exemplo, na página três está a coleção de livros para ler, então escreva no índice “Livros para ler” e o número da página na frente.

Confesso que eu faço essa página, mas uso pouco! =P

Página Legenda

Esta página é para inserir a legenda dos símbolos que irá utilizar no seu bujo e até mesmo definir o seu color code (se ainda não sabe o que é isso acessa aqui!)

Na legenda, você define os símbolos para a tarefa, tarefa migrada, tarefa finalizada, tarefa cancelada, eventos ou anotações importantes. Vai depender do que você precisa no seu dia a dia.

No início, eu consultava as legendas para planejar a semana, mas logo a gente decora os símbolos, facilitando as anotações.

Registro Futuro

O registro futuro permite ter a visão anual com os calendários dos meses, assim você pode anotar os feriados, aniversários e compromissos futuros.

Eu optei por fazer manualmente os calendários, mas também pode imprimir e colar, caso ache mais prático. A decoração ficou por conta da washi tape da Mag que eu amo!

 

Metas

Todo início de ano a gente pensa em novas metas e resoluções, mas as vezes fica só na cabeça… que tal por no papel para cumprir? Eu separo as minhas metas em pessoal, profissional e financeiro pelo menos uma de cada área.

Como estamos ainda na pandemia, também fiz uma página de coisas que eu só vou fazer depois que acabar essa loucura toda. Metas que só poderão ser cumpridas depois que tivermos vacina (oremos!).

Coleção de leitura

Essa é a minha coleção favorita! Foi com ela que voltei ao meu hábito de ler todos os dias. Aqui eu dei várias dicas sobre a coleção de leitura.

Faço a página de livros para ler, no qual escrevo primeiro os livros comprados e que não foram lidos e as indicações de leitura (ao invés de tirar print, eu anoto nessa página).

E faço também a página de livros lidos, nela coloco os nomes dos livros e a avaliação deles, porque nem sempre o livro é tão bom quanto a resenha diz.

Capa do mês

Aqui começamos a planejar o mês, a capa não é obrigatória. Às vezes, me dá preguiça ou falta inspiração para criar, aí eu faço apenas o registro mensal, afinal não podemos nos cobrar tanto assim. O bullet é para ser funcional e divertido, e não para te deixar para baixo.

A minha capa deste mês, eu deixei um espaço embaixo do calendário para escrever alguma frase inspiradora, mas ainda não encontrei a frase que me inspirasse, então até lá, vai ficar do jeito que está. Aceito sugestões de frases! =D

Registro mensal

Você pode fazer o seu registro mensal de várias formas, eu prefiro fazer simples para economizar tempo, mas pode fazer no formato de calendário. Eu não preciso dele neste formato, pois eu já uso o bloco organizado mensal e acho desnecessário repetir no bujo.

Na página do registro mensal, além de inserir os principais compromissos, eu insiro as metas mensais e às vezes faço o controle de hábitos. E isso que é legal do bujo, você cria de acordo com a sua necessidade.

 

Leituras do mês

Essa é a coleção obrigatória no meu bujo, pois eu gosto de monitorar a quantidade de páginas que leio por dia. Parece bobagem, mas depois que comecei a registrar a leitura diária tenho lido muito mais.

Planejamento do semanal

As páginas semanais são onde você faz o seu planejamento de tarefas, compromissos e registros diários. O espaço para cada dia é definido de acordo com a sua demanda e a decoração.

Aqui é o espaço para soltar a imaginação, você pode definir temas para decorar, fazer desenhos, colagens, usar adesivos e washi tapes.

Como podem ver, este ano eu escolhi a cor rosa para decorar meu bujo, isso não quer dizer que ele será todo rosa até o final do ano. Pelo contrário, posso mudar de cor a qualquer momento, dependendo do meu humor! E como não sei desenhar, uso muito adesivos e washi tapes no meu bujo.

Pode parecer complicado começar um bujo, mas te garanto que é viciante! Após começar, não vai parar nunca! Ah, e comece simples, não tente fazer algo além da sua habilidade para não ficar frustrada e desistir… vá com calma, ao longo do tempo você vai adquirindo repertório para arriscar mais!

Desejo a vocês um 2021 cheio de realizações e espero inspirar vocês a começarem o seu bullet journal! Vamos juntas!

Com carinho,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.