Uncategorized

Dica de livro: Devoradores de Estrelas, de Andy Weir

Olá, MagLoves e aficionados por leitura!

Aqui é a Teca Machado, do blog literários Casos, Acasos e Livros, uma leitora compulsiva e uma escritora apaixonada.

E hoje quero falar com vocês de um dos melhores livros que li esse ano e que se tornou um dos preferidos. Além disso, todos os anos o Barack Obama faz uma lista de indicações de livros para ler no verão e em 2021 essa obra entrou na lista. Se o Obama achou bom, quem sou eu para dizer o contrário, né?

Já começo a resenha assim para vocês sentirem o impacto.

Estou falando de Devoradores de Estrelas, de Andy Weir, mesmo autor de Perdido em Marte, publicado no Brasil pela Editora Suma.

 

Devoradores de Estrelas

 

Ryland Grace acordou um tanto atordoado. Não tem ideia de onde está e nem o motivo de terem dois cadáveres deitados em camas ao lado dele. Além disso, parece que morreram há muitos meses. Então, há quanto tempo ele estava ali dormindo? E tem mais um problema: ele não sabe quem é e nem o que aconteceu: não tem memória nenhuma da sua vida. Mas, aos poucos, as recordações vão voltando e ele percebe que está numa missão suicida e desesperada para salvar a humanidade.

Ele, que é um professor de biologia de ensino médio, não um astronauta, precisa descobrir a resposta para uma questão científica complicadíssima e se falhar na missão toda a humanidade – e o sistema solar – entrará em colapso. E apesar de ter à disposição todo conhecimento que a Terra já produziu, precisa fazer isso sozinho. Ou não.

 

Ficção científica

Andy Weir escreve a ficção científica de um jeito “simples”, vamos dizer assim. Fala sobre física, microbiologia, astronomia, engenharia e muito mais de uma forma que é possível ao leigo no assunto entender. O autor fala sobre temas complicados de compreender e mesmo que em alguns momentos eu precisei ler duas (ou três, confesso!) vezes a mesma frase para realmente assimilar, ele usa uma linguagem acessível.

Devoradores de Estrelas é extremamente interessante e criativo. Por mais que você pense que já viu/leu inúmeras histórias de apocalipse iminente e que um astronauta americano precisa salvar o mundo, aqui encontramos uma trama bem diferente, da qual nem posso falar muito para não dar spoilers. É aquele tipo de história que quando menos você souber do plot melhor.

E um dos pontos mais envolventes é que nem o leitor e nem o protagonista sabem a história completa logo de cara. Por meio de flashbacks que aos poucos vão voltando à Ryland, ele lembra sobre a própria vida e missão, tudo isso em meio a descobertas e desesperos que a missão proporciona. Então o livro passa em dois momentos: durante a missão no espaço e nos anos que antecederam o lançamento do foguete.

Ryland é um ótimo protagonista. Apesar do altruísmo de estar numa missão suicida, ele é um personagem com medos e receios, resmungão, mas que ganha nosso coração rapidamente. Stratt também é ótima. Uma personagem totalmente poderosa. Ela aparece nas lembranças de Ryland, já que é uma espécie de chefe da missão, uma mulher a quem os líderes do mundo inteiro deram autoridade de fazer o que for preciso para salvar a humanidade. E ela faz: não se importa se é politicamente incorreto, se é perigoso, se não é ético, se é caro. Para evitar o fim do mundo ela é capaz de tudo.

Estava torcendo muito para que o livro virasse filme. Tanto que li já conseguindo enxergar uma adaptação para o cinema. É aquele tipo de história que precisa virar uma produção de Hollywood. E acabei de descobrir que os direitos já foram vendidos mesmo antes do lançamento do livro e já está em pré-produção. Terá Ryan Gosling no papel principal e Phil Lord and Chris Miller como diretores.

Devoradores de Estrelas é um livro excelente, surpreendente e com uma leitura fluida e interessante. Mergulhei profundamente na trama e adorei cada instante. Apesar da complexidade, Andy Weir não deixa pontas soltas, consegue amarrar o enredo e nos entregar um final que condiz muito com a história e que me deixou bem satisfeita.

 

Recomendo demais.

 

Para mais dicas de leituras, me acompanhe no blog Casos, Acasos e Livros e nas redes sociais:

www.casosacasoselivros.com

Instagram: @casosacasoselivros e @tecamachado

YouTube: Canal Teca Machado

Até a próxima e boas leituras!

De volta à lista

Postagens Relacionadas