bycasosacasoselivros, Leitura

Ler te faz mais feliz, pelo menos é o que diz a ciência

Olá, MagLoves e aficionados por leitura!

 

Aqui é a Teca Machado, do blog literários Casos, Acasos e Livros, uma leitora compulsiva e uma escritora apaixonada.

 

Bom, que ler deixa a gente mais feliz todo mundo sabe, mas já que foi comprovado cientificamente ninguém pode dizer o contrário!

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Roma III a partir de entrevistas com 1.100 pessoas afirma que “a leitura nos torna mais felizes e nos ajuda a enfrentar melhor a nossa existência. Os leitores vivem mais contentes e satisfeitos do que os não leitores, e são, em geral, menos agressivos e mais otimistas”.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram índices de medição de felicidade. Um deles enumera o grau de felicidade das pessoas entre 1 até 10. Os leitores obtiveram a pontuação de 7,44 e os não leitores 7,21. Pode parecer pouco, mas segundo os estudiosos essa diferença é significativa. Outro método usado foi a escala de Diener e Biswas, e com ela concluíram que quem lê tem uma percepção maior de emoções como felicidade, e que quem não lê sente mais sensações de tristeza e fúria.

 

 

Inteligência emocional

 

Além disso, artigos publicados em revistas especializadas mostram resultados de ressonâncias magnéticas que revelam a alta conectividade que se estabelece no sulco central do cérebro, região do motor sensorial primário, e no córtex temporal esquerdo, área associada à linguagem, enquanto lemos um livro e depois de acabá-lo.

 

Em equipe da Universidade de Emory observou 21 estudantes durante 19 dias e percebeu que o hábito da leitura o estresse se reduz, a inteligência emocional melhora, assim como o desenvolvimento psicossocial, o autoconhecimento e o cultivo da empatia, pois passamos a nos colocar mais no lugar um do outro.

 

Uma pesquisa encomendada pelo Kindle e conduzida pela consultoria Kelton Global em 13 países, com mais de 27 mil participantes confirma o que foi descoberto em Emory, pois os resultados mostram que a leitura nos ajuda a nos conectar uns com os outros e melhorar nossos relacionamentos, além de aumentar a felicidade.

 

Segundo a pesquisa, 71% dos leitores semanais dizem que se sentem mais felizes, em comparação com 55% dos outros leitores. Inclusive, a pesquisa revela que é comum que as pessoas cancelem planos ou atividades sociais para dedicar tempo para a leitura: mais de 70% dos participantes admitem ter escolhido um livro ao invés de sair. QUEM NUNCA?

 

 

Ler te deixa mais sexy

 

E além de mais feliz, quem lê é até mais sexy, acredita? A pesquisa da Kindle fala que em relacionamentos amorosos, mais de 65% dos entrevistados concordam que a leitura é um hábito que gera atração e 41% dos casais dizem que discutir livros foi uma das coisas que os fizeram se apaixonar. E a importância da leitura num relacionamento é ainda maior, mostrando que quase 30% dos leitores casados ou em um relacionamento questionariam sua relação com base nos tipos de livros ou gêneros que o outro lê.

 

O estudo ainda afirma que que leitores usam livros para estimular conversas significativas e criar conexões mais profundas com outras pessoas. Mais de 80% creditam à leitura melhoras em seus relacionamentos e 81% ficam ansiosos em discutir pelo menos um aspecto de algum livro com outras pessoas. É aquele velha vontade de terminar um livro e ficar doido para comentar com alguém sobre o que leu.

 

A pesquisa, que é de 2019, mostra que naquele ano no Brasil, China, Índia e México a vontade de se dedicar mais à leitura ganhava de outras metas, como querer perder peso.

 

 

E aí, vamos ler muito e ser ainda mais felizes?

 

Para dicas de leituras, novidades sobre o mercado editorial e curiosidades literárias me acompanhe!

 

No blog Casos, Acasos e Livros e nas redes sociais: www.casosacasoselivros.com

Instagram: @casosacasoselivros e @tecamachado

YouTube: Canal Teca Machado

Até a próxima e boas leituras!

 

 

De volta à lista

Postagens Relacionadas