Estudos, Magnólia

Papelaria Organizacional

Olá Maglovers, tudo bem? 

Vocês alguma vez já escutaram: “não falta tempo, falta organização?” 

Com as multitarefas que temos que desempenhar em nossas vidas: trabalho, estudos, momentos com a família e com amigos e ainda tempo para cuidados pessoais, já tiveram a impressão de que não existem horas suficientes no dia para cumprir todos os compromissos? 

A Papelaria Organizacional pode te ajudar com isso! Ao anotar todas as tarefas do dia em um papel, por exemplo, pode garantir que você não deixe passar algum compromisso importante e também te ajuda a separar um tempo para cada item da lista e assim não se sentirá sobrecarregado tentando fazer tudo ao mesmo tempo.  

A Papelaria Organizacional seriam aqueles produtos de papelaria voltados para a organização, otimização de tarefas e aumento da produtividade. Nesse meio, a agenda é o produto mais tradicional para organização de compromissos, mas também existem outras opções que podem se adaptar melhor a sua rotina, vamos conhecer algumas delas: 

1 – Planner: 

O Planner é um produto muito completo para a organização! Separado por meses, é como uma agenda muito mais detalhada. Lá você encontra uma visão geral do mês, “to do lists” diárias, local para anotar suas metas mensais, espaço para acompanhar os hábitos que deseja manter, e outros.  

É perfeito para aquelas pessoas que gostam de ter tuuudo anotado, e conseguir visualizar o planejamento tanto mensal quanto diário.  

Os Planners podem ser datados ou não datados. Os datados são organizados para um ano específico, suas divisórias começam em janeiro e vão até dezembro. Já nos não datados você escreve em que mês está, e assim pode começar a escrevê-lo em dezembro de um ano e terminar em novembro do outro ano, por exemplo. 

2- Blocos: 

Os Blocos são feitos para aquelas pessoas mais objetivas, que querem um material mais compacto para organizar dias/tarefas mais pontuais. São blocos de páginas removíveis de todos os tipos! 

Os blocos lisos são feitos para você levar sempre com você caso precise anotar algo importante do seu dia, não deixar passar aquela anotação da reunião, escrever algum lembrete para mais tarde, etc. 

Os blocos checklists te ajudam a listar tarefas ou itens que você não pode esquecer em um dia mais atarefado. Eles podem servir para anotar seus compromissos e afazeres, mas você também pode usar para organizar uma lista de compras ou itens para colocar na mala de viagem, por exemplo. São muito versáteis! 

Quer fazer o planejamento do seu dia/semana ou mês sem ter que ficar carregando um Planner completo? Você pode optar então por um bloco diário, um bloco semanal ou um bloco mensal. São diferentes configurações para você escolher aquela que faz mais sentido na sua rotina.  

Além disso, também existem modelos de blocos para fazer o acompanhamento de hábitos, para anotar seus planos, para organizar a rotina do bebê, ou para anotar tarefas da criança. Opção para se organizar é o que não falta! 

3 – Auxiliares: 

Além de ter uma página em que você possa escrever sua rotina, alguns elementos auxiliares podem ajudar na parte de organização. Você pode anotar as tarefas com cores diferentes, sendo que cada cor pode servir como um código. Por exemplo, as tarefas de maior prioridade estarão escritas em vermelho e as tarefas de menor prioridade em azul. Ou então, as tarefas do trabalho serão escritas em laranja e os compromissos pessoais em verde. Essa técnica é chamada de Color Code, inclusive temos um post sobre isso aqui no blog! 

Para fazer essa técnica de código de cores você pode usar marca-textoscanetas coloridaslápis de corgiz ou post-its. Pode soltar a criatividade no seu planejamento, o objetivo é tornar sua rotina mais fácil de visualizar. 

 

Viram como existem tantas opções de produtos de papelaria para organizar nosso dia a dia? O importante é você encontrar aquele material/técnica que mais goste, que te ajude e que funcione para você! Para finalizar, vamos deixar algumas dicas de otimização de tempo, organização e aumento de produtividade: 

  1. Anote tudo o que precisa fazer: assim não se esquecerá de nenhuma tarefa; 
  1. Organize uma ordem de prioridade: faça primeiro aquilo que é mais importante/ tem mais urgência; 
  1. Seja realista: não coloque na sua lista de tarefas mais coisas do que consegue realizar; 
  1. Tenha um tempo de respiro: descansar é necessário para se manter produtivo; 
  1. Observe seus momentos de maior produtividade: todos temos um período do dia em que estamos mais dispostos, deixe esse período separado para realizar aquelas tarefas que exigem mais da sua atenção; 
  1. Fique longe das distrações: se possível, fique longe do celular, televisão e tudo que for tirar o foco dos seus compromissos; 
  1. Faça o que funciona pra você: cada pessoa funciona de um jeito singular, encontre aquilo que realmente ajuda na organização da sua rotina! 

E aí, gostaram das dicas? Já utilizam algum produto da Magnólia para organizar a rotina de vocês? Deixem um comentário, adoramos saber! 

Até mais, e tenham um ótimo dia! 

Related Posts