Capa

Por que investir em uma franquia?

Talvez você já saiba que a Magnólia é uma franquia e provavelmente já ouvir falar que grandes marcas como McDonald’s, Subway, Cacau Show, Chilli Beans, Havaianas também possuem modelo de negócio formatado em franquias.

E você sabe o que é uma franquia?

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), “franquia é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial”.

Nesse modelo de negócio existe 2 partes principais, o franqueador e o franqueado, cada uma com suas responsabilidades e obrigações. O papel do franqueador, que é o detentor da marca, é fornecer know how, manuais, procedimentos e propiciar as condições necessárias para que o franqueado possa iniciar e gerir o negócio. Já o papel do franqueado é seguir as normas e procedimentos determinados, zelar pela marca e buscar o desenvolvimento do negócio através da gestão e excelência operacional.

Apesar de papéis diferentes, ambos têm um único objetivo comum, que é o sucesso operacional e crescimento da marca. Por isso antes de investir em uma franquia é importante saber quais são as principais vantagens em ter um negócio próprio baseado nesse modelo de franquias.

Então, por que investir em uma franquia?

Acreditamos que a franquia é uma excelente porta de entrada para quem quer abrir o próprio negócio. Com um modelo de negócio já testado e um suporte adequado, as chances de ter sucesso podem ser muito maiores do que abrir um negócio do zero.

Antes de tudo, é importante ressaltar que antes de investir em uma franquia é necessário estudar bem todas as condições ofertadas, quais obrigações de contrato, que tipo de suporte é oferecido e principalmente como estão os franqueados atuais da rede.

E vale também deixar claro que uma franquia é um negócio já existente, que possui regras, manuais e que possui diversas padronizações que precisam ser seguidas de acordo com as recomendações da franqueadora. Então antes de seguir com o investimento é importante conhecer as principais regras do negócio para não ser surpreendido depois de assinar o contrato.

E para facilitar, listamos 5 dicas que entendemos serem as melhores vantagens em abrir o seu próprio negócio através de uma franquia.

5 vantagens em abrir uma franquia:

 

  • Modelo já testado: Segundo o Sebrae uma em cada quatro empresas fecham antes do segundo ano de vida. Ter um modelo de negócio já testado e consolidado aumenta as chances de sucesso frente a um cenário tão desafiador que é empreender no Brasil. As franquias, em sua maioria, já operaram uma ou mais unidades antes de começar a franquear e puderam viabilizar o melhor modelo de negócio, que fosse rentável para o franqueado e com um sistema de gestão padronizado.

 

  • Registro de marca: Muitas pessoas têm um sonho de abrir o próprio negócio, mas não conhece os custos envolvidos com registros, patentes, criação de logo e branding. Além dos custos envolvidos, o esforço para o fortalecimento e consolidação da marca é muito grande e pode inviabilizar o negócio. Trabalhar com uma marca já criada e que possui a força da rede de franquias pode ser uma grande vantagem quando o assunto é investir e abrir o próprio negócio.

 

  • Selo ABF: A Associação Brasileira de Franquias (ABF) é a maior entidade ligada ao sistema de franquias do Brasil. As franquias associadas possuem validação da COF e demais documentos que trazem maior segurança ao franqueado. É importante salientar que ter o selo da ABF não é garantia de sucesso ou lucratividade, porém, é um grande indicativo da marca franqueada ser uma empresa séria, com responsabilidade e que possui um comprometimento com o sucesso do franqueado.

 

  • Suporte ao Franqueado: Normalmente a franquia é a porta de entrada para quem está buscando empreender. Mesmo engajados, esses franqueados podem não possuir todos os conhecimentos necessários para gestão do negócio, desde conhecimento em vendas, produtos/serviços, marketing, administrativo, gestão financeira etc. E mesmo quem tenha esses conhecimentos, ter uma equipe de suporte facilita muito na gestão do dia a dia e encurta o caminho para diversas atividades e rotinas presentes na vida do empreendedor. Geralmente as franqueadoras possuem time de suporte e sistemas de gestão em diversas áreas, que podem ajudar desde a produção de peças publicitárias, negociação de ponto com shopping, tratativas com fornecedores até treinamento da equipe de vendas, por exemplo.

 

  • Experiências da rede: Ser franqueado significa fazer parte de uma rede de empreendedores que compartilham da mesma jornada que você, trocando experiência, melhores práticas e trocas que podem ajudar muito no dia a dia. Além disso tem a oportunidade de conversar com franqueados que estão na rede ou já saíram antes de tomar a decisão de investir na franquia, assim tem conhecimento necessário para dar um passo tão importante.

E depois de conhecer as principais vantagens em investir em uma franquia, ficou curioso para saber mais sobre a Franquia Magnólia Papelaria?

Então clique no link abaixo e preencha o formulário de cadastro que entraremos em contato para explicar um pouco mais sobre o nosso modelo de negócios.

 

 

Um abraço e que todos fiquem bem,

Igor Vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.