Business (Demo), Magnólia, Negócios

Como Ser um Franqueado de Sucesso

Ao investir em uma franquia o principal objetivo é alcançar o sucesso. E muitos acreditam que neste segmento conseguir atingir esse objetivo é mais fácil, contudo, para chegar lá é preciso de muito esforço e dedicação.   

Existem algumas recomendações que, apesar de óbvias, muitas vezes são negligenciadas por parecerem “simples demais”. 

Compartilharemos a seguir, então, algumas dicas que consideramos essenciais para se tornar um franqueado de sucesso: 

 

Invista numa boa gestão  

Por mais que as franquias sejam negócios prontos, o desempenho do franqueado é fundamental para o desenvolvimento adequado da unidade. Só assim você obterá os resultados necessários para alcançar os lucros estimados. 

De acordo com dados do Sebrae, a falta de planejamento reforça a taxa de mortalidade das empresas em 26,9% nos primeiros dois anos de atividade. 

Para ser um bom gestor, é necessário muito trabalho e a percepção dos detalhes que envolvem a administração do negócio. É importante estar por dentro do controle de gastos, desempenho dos colaboradores e atendimento aos clientes. 

É essencial estar atento à gestão financeira para que o empreendimento ande com as próprias pernas, sem riscos e imprevistos. Dessa forma, acompanhe o fluxo de caixa, o controle das contas a pagar e a receber.  

Essa organização financeira deve começar desde o planejamento da compra de uma franquia. Só assim será possível ter tranquilidade financeira para aguardar o tempo que toda empresa precisa para recuperar o investimento realizado, e começar a apresentar lucros. 

 

Ofereça um ótimo atendimento 

Se tem um diferencial que toda empresa deveria ter é um atendimento personalizado e que conquiste o cliente. Afinal, esse é o objetivo de todas elas. 

É por meio do bom atendimento que um cliente irá voltar para buscar outros produtos e/ou serviços e, principalmente, indicar a marca para outras pessoas. 

Atender com simpatia, atenção e educação é o básico que deve ser feito por toda empresa. Entretanto, é preciso muito mais do que isso para conquistar clientes. Será necessário oferecer a melhor experiência de compra. 

Para oferecer tudo isso, os franqueados recebem treinamentos e consultorias das franqueadoras. É essencial seguir o que foi repassado nas capacitações, além das padronizações para garantir um atendimento de qualidade aos consumidores. 

 

Capacite-se continuamente 

Para empreender não basta investir apenas no aporte financeiro. É preciso muito mais do que isso. Assim, o investimento vai além do tempo e trabalho, mas também precisa ser em conhecimento. 

Se tornar uma autoridade no sentido de conhecer a fundo o seu ramo de atividade só trará benefícios, tanto para você, quanto para a franquia. Assim, além de ser um franqueado de sucesso, será uma referência para seus clientes. 

Por mais que nas franquias você tenha orientação e suporte, se capacitar não é opção, é necessidade. Ser capaz de conhecer o seu segmento com autonomia transmite maior segurança para o seu cliente e colaboradores. 

 

Treine a sua equipe regularmente 

Se o seu foco de trabalho for a prestação de serviços, uma maneira de como ser um franqueado de sucesso será a capacitação de seus colaboradores. 

Assim que iniciar no negócio, você terá a oportunidade de passar por um treinamento referente a todas as áreas de atuação do seu empreendimento, principalmente se for a prestação de serviços. 

Assim, permita que os seus funcionários possam fazer também. Tudo para garantir a adequação dos serviços ao mesmo padrão de qualidade da rede. 

Por isso, não invista somente no treinamento inicial. Ao longo do tempo, possibilite uma capacitação anual dos colaboradores da unidade. Sempre com o objetivo de melhorar e reforçar os conhecimentos, as técnicas de atendimento e execução de serviços. 

 

Organização é tudo 

Uma outra característica de um franqueado de franquias de sucesso é a organização. Por isso, ela deve estar aliada ao comprometimento e estar em todos os âmbitos do negócio. 

Ou seja, desde a organização de um estoque, por exemplo, até a apresentação do espaço dos colaboradores e das finanças. 

Afinal, a organização é primordial para o bom funcionamento de todos os setores dentro da franquia. Vale lembrar que ser organizado não é apenas uma característica positiva, mas é também um requisito para manter uma franquia alinhada com o sucesso que se busca. 

Um exemplo é a disposição de mercadorias ou produtos que são comercializados ou utilizados dentro do negócio. Elas precisam estar organizadas estrategicamente para chamar a atenção dos clientes. Além de manter a boa apresentação do mostruário de opções. 

Contar com softwares de gestão pode ajudar nesse processo. Algumas redes trabalham com essa facilidade, o que torna os processos mais automatizados e seguros. 

 

Continuem nos seguindo para mais dicas sobre o mundo da franchising. 

 

De volta à lista

Postagens Relacionadas